banner
publicidade
publicidade

25º ANIVERSÁRIO DA COMARCA DE TEIXEIRA DE FREITAS

A Comarca Teixeira de Freitas completou 25 anos instalação nesta sexta-feira, 22 de março, uma série de eventos a partir desta quinta-feira, 21 de março, comemorou a data com palestras, culto de ação de graças e momento de congratulação. Já no primeiro dia das comemorações, o juiz Marcus Aurélius Sampaio, diretor do Fórum, presenteou os funcionários da comarca com uma palestra ministrada pela Carmen Martinez da Quântica Consultoria.

 As comemorações na sexta-feira, (23/03), foi realizada através de homenagens e um culto ministrado pelo pastor Otavio Rendeiro, acompanhado pela cantora gospel Hadassa. Temóteo Brito, Deputado Estadual,  foi homenageado pela busca da implantação da Comarca em 22 de março de 1988, quando na época era prefeito do município. Já o juiz titular da segunda vara cível Roney Jorge Cunha Moreira, foi homenageado em comemoração ha 15 anos de serviços prestados na Comarca. O anfitrião das comemorações, o juiz Marcus Aurélius Sampaio, recebeu uma homenagem surpresa pelo senhor Nelson Motta, mantenedor da FASB( Faculdade do Sul da Bahia), em que foi descerrada uma placa, em reconhecimento pela parceria entre o poder judiciário e a Instituição de ensino. O juiz Marcus Aurélius “agradeceu a FASB, como uma instituição parceira da justiça, ajudando a resolver cerca de 70% dos processos do judiciário, em que o balcão de justiça tem tido um relevante serviço prestado a comarca”.

 Ao final do cerimonial, foi servido um coffe-break ao som de Bérgson e Marcelo Calazans. Estiveram presentes ao evento, Tenente Coronel Paulo Silveira, Comandante do 13º BPM, Presidente OAB, Dr.Alberto Barbosa, vereadores e o primeiro promotor da Comarca Dr. Edward Cabral Costa. A finalização das comemorações, no sábado, dia 23 de março, foi no clube da OAB, subsecção Teixeira de Freitas, com boas músicas e almoço com todos os funcionários e convidados.

Um pouco da História da Comarca de Teixeira de Freitas

A comarca foi instalada como 2ª Entrância em 1988, sob a presidência do Desembargador Manoel Pereira da Silva, designado pelo então presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, o Desembargador Gerson Pereira dos Santos.

Teixeira de Freitas era distrito judiciário de Prado que tinha como juiz, o Dr. Raimundo Alves de Souza, o atual deputado Timóteo Alves de Brito, era o prefeito do município de Teixeira na época.

Ainda no ano de 1988, a comarca teve como primeiro juiz, o Dr. João Pinheiro de Souza, e como primeiro promotor o Dr. Edward Cabral Costa.

Foram juízes titulares da comarca: João Pinheiro de Souza (1988); Dra. Kátia Sueli Dantas (1989); Dra. Nartir Dantas Weber (1993); Dra. Ana Maria Silva Araújo (1997); Dr. Afrânio de Andrade Filho (1997); Dra. Ana Cláudia Silva (1997); Dr. Roney Jorge Cunha Moreira (1998 e que responde pela 2ª Vara Cível) Dr. Epaminondas Fernandes da Silva (1998); Dr. Marcelo de Oliveira Brandão (2002); Dr. Argenildo Fernandes dos Santos (2005 e responde pela 1ª Vara Crime); Dr. César Augusto Borges de Andrade (2005) e Marcus Aurelius Sampaio (2011, que responde pela 1ª Vara Cível).

Os primeiros servidores da Comarca: Sinval Raimundo Mascarenhas, Dourivaldo Morais de Oliveira, Wilton Alves Fernandes, Maria Aparecida Venturim, Ieda Galvão Dantas,  Zeonalia Barbosa Silva, Ademildes Xavier dos Santos, Rosilda Damasceno Neves, Nágila Maria Moreira M. Fernandes, Sônia Gonçalves e Benedito Trindade dos Santos.

Bem como muitos outros juízes que auxiliaram ou foram substitutos como o Dr. Humberto José Marçal, Dr. Rodrigo Quadros e a Dra. Antônia Marina Faleiros.

A Comarca hoje é de entrância final e conta com Varas, Criminal e Infância e Juventude, de Juri e Execução Penal.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21