banner
publicidade
publicidade

A Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas Através do CTA realiza Campanha contra Hepatite B e C

A Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas Através do CTA realiza Campanha contra Hepatite B e C

 

 

A secretaria de saúde do município de Teixeira de Freitas através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizaram no período de 22/07 a 02/08/2013, testes rápidos e vacinação contra a hepatite B e C. O publico alvo foram às pessoas que estão em locais de vulnerabilidade da doença.

A coordenadora da unidade do CTA, Mirileide dos Santos destacou que os locais que foram dados como prioritários, são devido, dês do convívio de varias pessoas em um único local, como também daqueles que a sua atividade profissional lhe expõe ao contato com varias pessoas, tanto quanto aqueles que trabalhão com o recolhimento do lixo da nossa cidade, que passam até uma exposição maior para adquirir, como também transmitir a doença.

 

Os locais colocados como prioritários foram; Complexo policial, conjunto penal onde foram atendidos os funcionários e detentos destas unidades, 13° Batalhão, Policial Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Serviços Extraordinários e o SEBRAE com os profissionais liberais (manicure). E no sábado dia 27/07, o atendimento foi aberto para a comunidade na Praça da Bíblia.

Foram feitos 959 testes rápidos, no qual foram identificados 17 casos de reagentes entre Hepatite B e C, no qual foram orientados a procurarem a unidade do CTA para fazerem o exame sorológico para ter a confirmação exata da doença, para que se possa iniciar o tratamento devido. foram vacinadas ainda 759 pessoas, com as seguintes vacinas; contra a Hepatite B, Vacina contra Febre Amarela, Vacina contra Tétano, Vacina contra HN1 e a Vacina Tríplice contra Sarampo, Caxumba e Rubéola.

A coordenadora Mirileide chama atenção de toda a população para procurarem o CTA para fazerem o teste das hepatites virais, por ser um tipo de doença que provoca inflamação no fígado, e que na maioria das vezes não existem sintomas exatos, tornando assim uma doença silenciosa, daí a necessidade da prevenção. O teste rápido tendo o resultado em 30 minutos. Ela ressalva ainda que na unidade do CTA realiza também teste rápido de HIV e Sífilis, com resultados com o mesmo período de 30 minutos.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21