banner
publicidade
publicidade

Ação e doação Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, vem sendo promovida anualmente na cidade. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres – são mais de 57 mil novos casos estimados no Brasil para 2014. A idade ainda é um dos principais fatores de risco: quatro em cada cinco pacientes têm mais de 50 anos. O diagnóstico precoce da doença é o primeiro e mais importante passo para a cura.

Em Teixeira de Freitas, o “Dia Rosa” já teve várias comemorações, e neste sábado, 25 de outubro, entidades de classe, empresas, instituições privadas e a população se uniram no shopping Teixeira Mall para uma manhã de palestras, autoexame e outras atividades com o objetivo de conscientizar a população da importância do auto exame e da mamografia como forma de prevenção e detecção precoce da doença

A Doutora Daniela Pratti, mastologista e uma das coordenadoras do “Outubro Rosa” explicou que a incidência de câncer de mama em Teixeira de Freitas é muito alta, a maioria dos casos em pacientes jovens diagnosticados com câncer de forma avançada é na maioria das vezes por falta de prevenção e informação. Diagnosticado no primeiro estagio da doença, as chances de cura podem chegar a 95%, concluiu.

A campanha do “Outubro Rosa” desse ano tem um motivo especial. “Até então a gente tinha feito com iniciativa das instituições, este ano estamos tentando uma campanha maior, arrecadando fundos para realização dos eventos, e o que sobrar será revertido para a Fundação de Combate ao Câncer do Extremo Sul da Bahia, que é uma entidade que está sendo fundada agora”, disse a doutora.

Ainda segundo a doutora Daniela, a Fundação precisa de verba para poder ser montada pois é um processo caro e que demanda tempo. Vários profissionais da região e pessoas da comunidade tem mostrado interesse em fundar o Instituto que tem potencial para ter até um Hospital do Câncer futuramente.”É uma fundação sem fins lucrativos, formada pela sociedade para apoiar e suportar toda a estrutura oncológica e se ela se fortalecer a ponto de conseguir montar um hospital próprio, ela tem como fazer isso” , finalizou.

Entre as atividades do dia, as participantes foram contempladas com maquiagem, limpeza de pela, auto exame, palestras, sorteios de brindes, e muita musica executada pela orquestra Paz e Bem. Ao final do evento, Angélica Gusmão, uma das organizadoras agradeceu a todos e disse se sentir realizada em poder contribuir para levar informação sobre a prevenção do câncer de mama. Várias pessoas doaram cabelos que serão transformadas em perucas para serem doadas a mulheres em tratamento da doença.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21