banner
publicidade
publicidade

Acolhimento festivo e dados do IDEB marcam primeiros momentos da Jornada Pedagógica

 

 

Acolhimento festivo e dados do IDEB marcam primeiros momentos da Jornada Pedagógica

 

Professores da rede municipal de ensino de Teixeira de Freitas foram recepcionados em clima festivo na Jornada Pedagógica 2016. A inovação foi justificada pelo prefeito João Bosco “é preciso valorizar a convivência, humanizar as relações”. A abertura foi na segunda-feira, 25, à noite, no Clube Kaikan. Nesta terça-feira, 26, na abertura, João Bosco deu as boas-vindas aos servidores e o Secretário Ariosvaldo Alves Gomes pontuou dados do IDEB nos últimos 10 anos.

índice10

O evento marca o início dos trabalhos do ano letivo e o formato inovador da abertura do evento agradou, o que ficou evidente nas redes sociais. “Foi perfeita a primeira noite da Jornada Pedagógica no Kaikan Sul. Parabéns para toda a equipe organizadora”, postou Kota Chaves, diretora no segmento da educação infantil.

índice8

Passada a abertura, a jornada continuou pela tarde e noite desta terça-feira, quando os professores, coordenadores e diretores da educação infantil e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) tiveram oportunidade de conhecer dados atuais da rede, levados tanto pelo prefeito, no vespertino, quanto pelo secretário. Além disso, o historiado especialista em história da África, Benedito de Souza, palestrou sobre “Raça, racismo e o lugar de uma escola promotora da igualdade na diversidade” e o professor doutor Jonathan Molar, tratando da realidade da Educação na EJA.

índice

 

Dados do IDEB

 

Na apresentação do secretário Ariosvaldo, destacou-se o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), conquistado no município. Nos últimos anos, os chamados anos iniciais, do 1º ao 5º, apresentaram crescimento de 0,8 ponto, passando de 3,4, em 2005, para 4,2, em 2013, sendo que a projeção para 2017 é atingir 5,1. Já nos anos finais, de 6º ao 9º, o avanço foi de 0,5 ponto, passando de 3,1 em 2005, para 3,6 em 2013, com projeção de 4,6 para 2017.

“E nós não estamos satisfeitos, estamos ainda num processo de desenvolvimento, mas que precisa ser comemorado para impulsionar avanços ainda maiores”, ponderou o prefeito. A meta nacional, para 2021 é atingir média 6,0.

O Ideb foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2007. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep e a Prova Brasil, aplicada nas unidades de ensino.

Para avançar no índice, é preciso planejar a educação, e esse é um dos principais objetivos da Jornada Pedagógica, que segue até o dia 29, em Teixeira de Freitas. As aulas da rede municipal começam dia 1º de fevereiro.

 

 

índice

Segue a jornada

 

Na quarta-feira pela manhã, o encontro com os professores e coordenadores dos Anos Iniciais, terá a participação da professora mestra Juliana Micheleti, sob o tema “Autoestima: Potencializando a arte do ser e conviver”. E na parte da tarde, os professores e coordenadores dos Anos Finais e os profissionais de Educação Inclusiva, recebem a doutora Janine Dgnone, tratando de: “Como lidar/mediar com os conflitos no espaço escolar”.

 

A programação de quinta-feira será voltada para os diretores, de todo os segmentos, pela manhã e, educação inclusiva na tarde. Na sexta-feira a programação será somente nas unidades escolares, que ao longo da semana tem programação paralela.

 

Departamento de Imprensa da Prefeitura de Teixeira de Freitas

 


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21