banner
publicidade
publicidade

Agricultores familiares de programas apoiados pela Fibria comercializam produção em feira agroecológica na Bahia

Agricultores familiares de programas apoiados pela Fibria comercializam produção em feira agroecológica na Bahia

 

Quatro associações assistidas pelo Programa de Desenvolvimento Rural Territorial (PDRT) participaram da feira vendendo hortaliças, frutas e outros produtos

 

 

Produtos locais, livres de agrotóxicos e de transgênicos, com preços justos e acessíveis, produzidos de forma coletiva. Esses foram os itens comercializados na Feira Agroecológica, realizada no dia 31 de maio em Teixeira de Freitas (BA). O evento contou com a participação de agricultores familiares de quatro associações assistidas pelo Programa de Desenvolvimento Rural Territorial (PDRT), principal ferramenta de engajamento da Fibria com as comunidades vizinhas às suas operações.

 

Nas barracas montadas no estacionamento da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), os clientes encontraram produtos variados, incluindo hortaliças (cheiro verde, alface, maxixe, pimentas), frutas (coco, limão), feijão, milho, farinha de mandioca. A maior parte, oriunda de plantios cultivados em área de comodato (cedida pela Fibria), com acompanhamento e assistência técnica assegurados pela empresa.

 

Participaram agricultores do PDRT das associações do município de Caravelas (Espora Gato e Km 60), Nova Viçosa (Rio do Sul) e Alcobaça (Cana Brava). Dentre os participantes estava Jucélia Pereira, moradora na Comunidade KM 60. “Quando nossa associação entrou no programa do PDRT, a gente achava que as coisas iriam demorar a acontecer, mas foi tudo muito rápido. Hoje já estou aqui na feira vendendo meus produtos. Só tenho que agradecer por essa oportunidade”, disse ela.

 

Sobre o PDRT – O Programa de Desenvolvimento Rural Territorial (PDRT) tem como objetivo capacitar agricultores familiares, organizados em associações para desenvolver cultivos diversos e a criação de pequenos animais, contribuindo para incrementar a renda das famílias. O programa é a principal ferramenta de engajamento da Fibria com as comunidades vizinhas às suas operações. Os agricultores recebem assistência técnica e estímulo ao uso de tecnologias de baixo custo e reduzido impacto ambiental, além de incentivo e orientação para o acesso dos produtores a políticas públicas, ampliando as possibilidades de comercialização dos produtos.

 

Na Bahia, 1000 famílias são beneficiadas pelo programa, integrantes de 32 associações. Entre os produtos cultivados estão: mandioca, aipim, farinha, abóbora, maracujá, melancia, banana, urucum, pimenta do reino, café e hortaliças em geral.

 

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 969 mil hectares de florestas, sendo 568 mil hectares de florestas plantadas, 338 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 63 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no quarto trimestre de 2017. Saiba mais em www.fibria.com.br


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21