banner
publicidade
publicidade

Alcobaça contra a Dengue

Alcobaça contra a Dengue.

No município de Alcobaça foram notificados mais de 120 casos suspeitos de dengue nesses dois primeiros meses de 2013. Tendo em vista que a região enfrenta uma situação de vulnerabilidade à doença, a secretaria de saúde do município iniciou uma ação de combate ao mosquito transmissor.

Buscando reduzir os casos de Dengue, foram enviados dois agentes de endemia a Teixeira de Freitas para serem capacitados pela 9ª DIRES, e treinados para o manuseio da máquina costal utilizada na ação de bloqueio do mosquito. Com os agentes capacitados, a coordenação da vigilância epidemiológica solicitou a todas as unidades de saúde do município a intensificação das notificações dos casos suspeitos. É por meio dessas fichas de notificações, com nome completo e endereço do paciente com suspeita da doença, que é possível identificar os locais prováveis de foco do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue.

Foi traçado um plano de combate com a aplicação do fumacê nos locais com mais casos notificados, no período da tarde, ao anoitecer, horário em que o mosquito (fêmea) sai em busca de alimento.

Apesar de todas as ações tomadas pelos profissionais da saúde, é válido lembrar que a prevenção é a maior e melhor forma de evitar a doença. Com cuidados simples tomados por todos os cidadãos, fica mais fácil eliminar os focos dos mosquitos e evitar a doença. Dentre as medidas preventivas estão: Não acumular água em latas, pneus, copos, vasos de planta, manter bem tampada caixas d’águas, entre outros.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21