banner
publicidade
publicidade

ALCOBAÇA SE PREPARA PARA FESTA DE SÃO BERNARDO

ALCOBAÇA SE PREPARA PARA FESTA DE SÃO BERNARDO

A tradicional festa de São Bernardo em Alcobaça, terá inicio dia 11 de agosto, com a tradicional novena que atravessa séculos de historia, com encerramento dia 21 de agosto.

A novena é composta por ritos católicos e momentos especiais durante a celebração composta por um coral e ritos em latim, toda noite uma família é responsável pela novena.

Um fato interessante é a participação da filarmônica Lira São Bernardo nos dias de festa e o tradicional e fantástico show pirotécnico.

Um dos cartões postais de Alcobaça, a Igreja Matriz de São Bernardo está situada na cabeceira da Praça Padre José Porphirio, em cujo centro foi colocada há cerca de 30 anos uma estátua de Cristo. A igreja domina a paisagem da cidade, devido a suas grandes proporções. Do alto de suas torres tem-se ampla visão da cidade.

A Igreja Matriz de São Bernardo originalmente era situada próxima ao rio Itanhém e permaneceu bastante modesta durante todo o seu primeiro século de existência. Nos anos1860, o padre José Porphirio da Silva, que foi vigário de Alcobaça a partir de 29 de outubrode 1868, empreendeu esforços para a construção de uma nova igreja matriz, cujo prédio é a existente hoje. Infelizmente, o padre faleceu em 21 de janeiro de 1873, com a idade jovem de 32 anos, sendo que a construção da igreja somente foi concluída depois de 1887 (quinze anos depois de sua morte).9

Houve várias reformas na igreja. Uma delas ocorreu no ano de 1931. Em 1958, o telhado cerâmico original foi substituído por amianto e o púlpito foi eliminado. Na década de 1970 houve reformas substanciais, entre elas a substituição da estrutura do altar-mor, originalmente de madeira, por alvenaria. Nos anos 1990 ocorreram reformas menores, principalmente na fachada.

São Bernardo (Bernardo de Claraval) foi escolhido como orago (padroeiro) da vila. Por isso, nos documentos do século XIX, Alcobaça é referida como “Vila de São Bernardo de Alcobaça”.

Diz uma lenda (não comprovada) que os primeiros moradores da Alcobaça brasileira eram oriundos da Alcobaça portuguesa. Até o século XIX a cidade foi ocupada por grandes senhores de escravos, sendo que uma das senzalas ainda está de pé no centro da cidade.

A Prefeitura municipal este ano ira colaborar dando apoio de infraestrutura e logística, sabendo que as Barraquinhas com comidas típicas acontecera todos os dias após a celebração e também contara com atrações seculares nos últimos dias de festas.

As Atrações ainda a confirmar oficialmente são: Estakazero, Asas Livres, Dangelis Show, e Os Xerifes, Bandas ainda não confirmadas mas o gestor aguarda a legalidade do processo para dar inicio a montagem da programação deixando claro que poderá haver mudanças nas indicações das bandas.

O Gestor municipal afirma que por conta do orçamento deste ano a festa será mais modesta mas já preparou um plano para o próximo ano onde ira colocar a festa de são Bernardo como uma das Principais festas religiosas Do Brasil.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21