banner
publicidade
publicidade

Aleluia apresenta relatório de projeto de privatização da Eletrobras

Foto: Ananda Borges Pimentel/ Câmara dos Deputados
Foto: Ananda Borges Pimentel/ Câmara dos Deputados

 

Relator do projeto que estabelece regras para a privatização da Petrobras, o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) entregou nesta quinta-feira (10) seu parecer à comissão que discute o assunto na Câmara.

Entre os pontos do texto, estão a ampliação do repasse para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) como forma de reduzir a tarifa, criação da Fundação de Revitalização do Rio São Francisco (Revita) e a refundação do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel).

“Criamos uma corporação nacional assegurando uma gestão estritamente técnica e mantendo o Estado como maior acionista. Vamos capitalizar a empresa para que volte a liderar o investimento no setor de energia no país e aumente sua participação. Hoje temos 31% da oferta, 51% da transmissão e estamos em franca queda. Do jeito que está, endividada e tomando R$ 3 bilhões do Orçamento por ano, a tendência era a empresa tornar-se irrelevante”, declarou o parlamentar.

Segundo o deputado, foram aprimorados mecanismos que garantem a preservação de interesses do Estado (Golden Share), uma maior proteção ao consumidor (repasse ao CDE) e a contrapartida pelo uso das nove usinas do Rio São Francisco como forma de financiar sua revitalização.

Os deputados têm um prazo de cinco sessões de plenário para a sugestão de emendas. Aleluia pretende votar o texto no colegiado até o final de maio.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21