banner
publicidade
publicidade

ALEXANDRE TOMBINI ALERTA PARA CÂMBIO VOLÁTIL

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, afirmou na noite desta quarta-feira (1º) que vê sucesso na condução da política fiscal, mostrou-se otimista com o controle da inflação a partir de 2016 e alertou para a possível volatilidade do dólar, assim que os Estados Unidos elevarem a taxa de juros.

“A atual agenda da política fiscal tem logrado sucesso no enfrentamento desse desafio por meio de uma série de medidas que incluem, entre outras, cortes de gastos, redução de subsídios, aumento de tarifas públicas e recomposição de impostos regulatórios”, afirmou em evento que reuniu empresários na capital paulista.

Ele disse esperar a retomada do crescimento da economia antes de a inflação convergir para o centro da meta, que é de 4,5%, a partir do final de 2016. Em 12 meses, até maio, os preços acumulam alta de 8,47%, bem acima do limite de 6,5%.

Segundo Tombini, a condução da política fiscal tem sido prudente e fará com que os preços internos tendam à moderação. “A adoção de reformas estruturais levará à retomada da confiança e a um crescimento sustentável”, disse. “Os avanços obtidos até o momento indicam que estamos no caminho certo.

O presidente do BC acrescentou que a redução na inflação esperada e o processo de convergência das expectativas para o centro da meta após 2016 mostram que “o BC está conseguindo avançar no nosso objetivo”.

O presidente do BC também mencionou a redução do limite da meta de inflação para 2017, anunciada na semana passada como parte do esforço da política monetária. O Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiuFIXAR a meta central de inflação em 4,5% para 2017, a mesma adotada pelo governo desde 2005. (G1)


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21