banner
publicidade
publicidade

Almir Zarfeg é o mais novo imortal da Academia de Letras de Teófilo Oton

Almir Zarfeg é o mais novo imortal da Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO)

 

Por Jáder Pereira

 

O poeta Almir Zarfeg, que é personalidade cultural do Extremo Sul Baiano e grande divulgador das coisas de Teixeira de Freitas, Itanhém e região, tomou posse na Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO) no último sábado (28/4). Ele assumiu uma cadeira por indicação do escritor mineiro Valdivino Pereira, que é admirador do trabalho literário do poeta itanheense.

Além da ALTO, Zarfeg já participa de outras agremiações literárias como a Academia de Letras do Brasil (ALB), seccionais do Rio de Janeiro e Suiça, e da Academia de Artes de Cabo Frio (Artpop). Em junho deste ano, Zarfeg vai tomar posse como membro correspondente da Academia de Letras de Goiás (ALG).

Segundo Ramiro Guedes, Diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura de Teixeira de Freitas, Zarfeg é uma expressão literária desta região digno de toda a admiração. “A obra zarfeguiana tem condições de garantir o espaço entre o melhor na literatura brasileira”, pontuou Guedes.

Tendo iniciado na literatura em 1991, com a publicação do livro de poemas “Água Preta”, Zarfeg não parou mais de publicar. Hoje, são mais de dez obras publicadas versando sobre os mais diversos gêneros, como conto, crônica, novela, reportagem e, claro, poema.

“Na verdade, eu me encontrei na literatura e, nos últimos 20 anos, tenho me dedicado com especial gosto à arte de escrever”, afirmou o poeta, fazendo questão de destacar o reconhecimento discreto, mas visível, que recebeu nos últimos anos.

Além das posses acadêmicas, Zarfeg recebeu diversas homenagens como, por exemplo, a Medalha Eloino Moreira Lisboa, que marcou os vinte anos da trajetória literária e jornalística zarfeguiana, comemorados em 2011. A honraria foi uma iniciativa da Câmara Municipal de Itanhém. Na mesma oportunidade, o artista teve sua vida e obra expostas na Biblioteca Pública Municipal da sua cidade natal.

Outra demonstração de reconhecimento relevante foi a concessão do título de Doutor Honoris Causa em Literatura a Zarfeg pela Federação Brasileira das Academias de Letras e Artes (Febacla), sediada no Rio de Janeiro, em novembro de 2012. Bem como a Medalha Personalidade 2011, concedida pela Academia de Artes de Cabo Frio.

Paralelamente, Zarfeg vem se dedicando ao jornalismo e ao magistério. Além de ser tutor do curso de letras na Unopar, unidade de Teixeira de Freitas, ele é redator na Rede Flecha de Comunicação e, também, responsável pelos cadernos de política da revista Origem.

“Como ainda não posso me dar ao luxo de viver só de literatura, atuo no jornalismo e no magistério aqui em Teixeira de Freitas”, finalizou.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21