banner
publicidade
publicidade

Após morte de micos, Sesab afirma que Mata de São João vai receber vacina contra febre amarela

[Após morte de micos, Sesab afirma que Mata de São João vai receber vacina contra febre amarela]
15 de Janeiro de 2018 às 16:09 Por: Reprodução/Google Street View Por: Redação BNews0comentários

Após divergências de informações entre a Prefeitura de Mata de São João e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia sobre a análise dos micos encontrados mortos em um condomínio na Costa do Sauípe, a Sesab afirmou ao BNews, na tarde desta segunda-feira (15), que o município está entre os oito que receberão a vacina conta a febre amarela em dose fracionada durante a campanha de imunização, a ser iniciada no dia 19 de fevereiro.

Os moradores do condomínio Casas de Sauípe procuraram a reportagem para denunciar que mais de 15 micos foram encontrados mortos no local, desde setembro. Três animais foram levados para a prefeitura, que encaminhou os animais para análise no Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen).

Mas, a Sesab informou que os animais não foram encaminhados para a Fiocruz, onde é feita a análise para confirmação ou descarte de febre amarela, porque já havia confirmação de um caso em abril, e a probabilidade da circulação do vírus na localidade era alta. Assim, caberia à secretaria de saúde do município a vacinação da população que ainda não havia sido imunizada na época em que houve confirmação da doença em um dos animais.

Já a secretaria de saúde de Mata de São João, Tatiana Rebouças, negou as informações da Sesab e disse que os animais foram enviados para análise e o Lacen ainda não emitiu um parecer. Tatiana ressaltou, ainda, que não houve orientação da Secretaria de Saúde do Estado para vacinação da população.

A assessoria de imprensa de Mata de São João reafirmou, hoje, que os micos foram enviados para análise e explicou que Fátima Grande, coordenadora da Zoonoses, foi ao Divep (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), pessoalmente, e eles pediram um prazo de 15 dias para dar um retorno. A Diretora da DIVEP teria afirmado que o material foi enviado agora em janeiro para análise.

Questionada pelo BNews se orientou a prefeitura a imunizar o restante da população por conta dos micos encontrados mortos e se enviou as vacinas, a Sesab se limitou a responder que o município vai receber as vacinas de febre amarela a partir de 19 de fevereiro.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21