banner
publicidade
publicidade

APROVADO PROJETO DE LEI QUE CRIA FUNDAÇÃO MUSEU FRANS KRAJCBERG

 

O projeto de lei para a criação da Fundação Museu Artístico Frans Krajcberg foi aprovado nesta terça-feira (19), por unanimidade, pela Assembleia Legislativa da Bahia. O projeto, de iniciativa do Governo do Estado, tem o objetivo de preservar o acervo do ambientalista polonês de 92 anos, há mais de 60 na Bahia, no município de Nova Viçosa. A nova entidade também terá um espaço em Salvador, no bairro de Ondina.

Krajcberg disse que fez a doação de todo o seu patrimônio para o Governo do Estado e explicou o porquê. “Quero que tudo o que eu fiz fique no estado da Bahia para sempre e crescendo, para lutar pela saúde do planeta. A Bahia é importante porque minha luta começou aqui, acho que deve continuar e eu estou chegando aos 92 anos”. O artista disse que mora em “um dos últimos pedaços da floresta mais linda e rica do planeta, em Nova Viçosa, que já foi incendiado quatro vezes e agora é vigiada constantemente, por ordem do Governo do Estado”.

O governador Jaques Wagner falou com Krajcberg por telefone, logo após a aprovação, ainda na Assembleia. “É com honra e satisfação que criamos a fundação que homenageia um homem que lutou pela liberdade, sofreu com a perseguição na 2ª Guerra Mundial e dedicou a sua vida à arte e ecologia. Faremos da sua obra e do prório museu motivos de orgulho para o povo baiano, além de incentivo e símbolo da educação artísitica e ambiental”.

O acervo de Frans Kracjberg é composto por mais de mil esculturas, relevos, desenhos, fotografias e filmes, abrigados no sítio de Kracjberg, localizado no município de Nova Viçosa, no extremo sul do estado. Frans Krajcberg foi recebido pelos parlamentares e contou rapidamente parte da sua história. Entre tantos fatos interessantes, destacou um: “Eu construí a ponte que liga Praga a Varsóvia e por isto ganhei uma medalha de Stalin”.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21