banner
publicidade
publicidade

Artesãos de Barra do Riacho participam de oficina de design e exposição

Artesãos de Barra do Riacho participam de oficina de design e exposição

A iniciativa faz parte do Projeto de Artesanato – Coleção Espírito das Águas, desenvolvido pela Fibria em parceria com o Sebrae-ES.

 

Com o objetivo de fomentar o artesanato de mercado como alternativa de renda, a Fibria desenvolve, em parceria com o Sebrae ES, o Projeto de artesanato – Coleção Espírito das Águas, em Aracruz, envolvendo um grupo de 20 artesãos de Barra do Riacho, Vila e Santa Cruz. No decorrer da semana passada, os artesãos do projeto participaram de uma oficina de design com o consultor Renato Imbroisi, que tem vasta experiência na realização de trabalhos artesanais no Brasil e no exterior.

 

A oficina visou à criação e desenvolvimento de novos produtos artesanais, trabalhando a adequação e melhoria das peças que integram a Coleção Espírito das Águas. O grupo também expõe e comercializa peças artesanais no Armazém do Artesanato do Sebrae, na exposição “Morar Mais por Menos”, entre o período de 7 de maio a 15 de junho, das 16 às 22 horas, em Bento Ferreira, Vitória.

 

A  coleção artesanal inclui técnicas variadas como biscuit (massa), papel machê, bordado, crochê, pintura e costura. As peças foram inspiradas no mar, rios da região e em suas riquezas, o que inspirou também o nome do projeto: Espírito das Águas. Nos diferentes tipos de arte são retratadas as espécies que ocorrem na região, como tartaruga, caranguejo, toninha (espécie de boto ameaçado de extinção) e outras.

Consultoria

Outra iniciativa de destaque é a Consultoria de Agenciamento de Mercado, Melhoria do Processo Produtivo e Controle de Qualidade dos Produtos Artesanais, desenvolvida com os integrantes do projeto ao longo de todo o ano, sempre às quintas-feiras, em Barra do Riacho e Santa Cruz.

 

Além de promover o conhecimento das artesãs, o Espírito das Águas cria alternativas para incrementar a renda das famílias. O programa estimula o desenvolvimento de produtos baseados nas tendências de mercado e com diferencial da inovação e qualidade total, além de valorizar a cultura local.

 

Ao longo deste ano, o grupo ainda vai participar de diversos eventos de acesso ao mercado, como Brasil Original – Showroom durante a Copa do Mundo (RJ); Casa Cor ES – agosto; Craft Design ou Paralela – agosto (atacado) (SP); Arte Santo – novembro (ES) e Mãos de Minas – dezembro (MG).

 

 

Sobre a Fibria – Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,25 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), esta última onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis, a Fibria trabalha com uma base florestal própria de 970 mil hectares em áreas localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, dos quais 343 mil são destinados à conservação ambiental. A Fibria mantém cerca de 18.900 trabalhadores, entre empregados diretos e indiretos, e está presente em 254 municípios de sete Estados brasileiros.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21