banner
publicidade
publicidade

Assembleia debate indicação de cidadão comum para TCES

Atendendo a um pedido da Transparência Capixaba, a Assembleia Legislativa começa a discutir, nessa segunda-feira, mudança no Regimento Interno para que qualquer cidadão possa disputar vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES). Atualmente a vaga é indicada pelos deputados e, como uma espécie de corporativismo, o cargo é dado de presente para algum parlamentar. Para se ter uma ideia, atualmente para ser conselheiro o candidato precisa ter conduta ilibada. Só que na prática, alguns dos atuais donos das cadeiras no TCES respondem a processos administrativos.

Seleção
Caso o projeto do deputado Hércules Silveira (PMDB) seja aprovado, a Assembleia terá que publicar editais de convocação para a vaga. Apesar disso, é a Casa que vai continuar dando a palavra final e indicar o futuro conselheiro. No entanto, a alteração permite que haja vários candidatos e que a sabatina seja realmente para avaliar a competência dos indiciados. O que atualmente não acontece.

Comemoração
O prefeito de Viana, Gilson Daniel (PV), pelo visto está conseguindo colocar o município na agenda da Região Metropolitana conforme prometeu durante sua campanha. Ele cita, por exemplo, a presença do governador Renato Casagrande (PSB) duas vezes no município para entrega de obras em um prazo de menos de 10 dias.

De volta 
Quem esteve na Assembleia Legislativa esses dias foi o ex-deputado Henrique Vargas, prefeito afastado por suspeita de usar funcionários do gabinete na sua campanha para prefeito de São Gabriel da Palha. No intervalo da sessão, ele trocou algumas palavras com o Sérgio Borges (PMDB). Será que está com saudades do Legislativo?

Posse concorrida 
Durante a semana foi empossada a nova diretoria do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa (Sindilegis). O presidente reeleito, Leandro Machado, ofereceu um coquetel no mesmo horário em que os deputados estavam no plenário. Dizem que a sessão até terminou mais cedo para que os parlamentares pudessem participar da festa.

Na imprensa
Na última sessão antes feriadão prolongado, o deputado Jamir Malini (PTN) visitou a sala reservada aos jornalistas que cobrem as sessões da Assembleia. O parlamentar, bem humorado, brincou com os repórteres e afirmou que os colegas tinham visão privilegiada do plenário. Tem que ter, né deputado?

O jornalista Josué de Oliveira conta para os leitores tudo o que acontece nos corredores dos Três Poderes do Espírito Santo.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21