banner
publicidade
publicidade

Aula inaugura daUFSB no Campus Paulo Freire em Teixeira de Freitas reuniu autoridades e moradores

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula inaugural da UFSB reuniu comunidade e autoridades regionais

As aulas da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) em Teixeira de Freitas começaram na última segunda-feira, 8, mas o sonho da universidade, do curso de medicina, do acesso do menos favorecido ao ensino superior, tudo isso só foi celebrado na solenidade da Aula Inaugural, nesta na sexta-feira, 12 de setembro, no Campus Paulo Freire.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A professora Malvina Tuttman especialista em Pedagogia ministrou a aula inaugural

A solenidade aberta ao público teve início por volta das 17 horas, com apresentações culturais, a aula inaugural ministrada pela professora, Malvina Tuttman, Conselheira do Conselho Nacional da Educação, especialista em Pedagogia começou as 18 horas, uma reunião sobre funcionamento do Campus entre o reitor, Naomar de Almeida Filho, estudantes, familiares e comunidade presente, encerrou a programação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Segundo João Bosco a UFSB é um marco na estrutura de ensino superior

Para o prefeito João Bosco, o funcionamento da USFB significa o renascimento do Extremo Sul, “a grandeza e importância de uma Universidade Federal é inestimável, e o modelo dessa universidade fará história no Brasil representando um marco na estrutura de ensino superior, e nós teixeirense temos a honra e muito orgulho de sediar esse novo empreendimento público”, comentou o prefeito.

Com a USFB, mais de 200 estudantes, grande parte formada por teixeirenses e moradores do extremo sul baiano, terão a oportunidade de se tornar médicos ou estudar os demais cursos da área da Saúde que serão ofertados em Teixeira de Freitas, em sua própria cidade ou próximo de suas famílias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Orquestra e Coral 9 de Maio deram boas-vindas ao novo tempo

Sua reitoria será instalada na cidade de Itabuna, com o Campus Jorge Amado, com mais dois campi em Teixeira de Freitas (Paulo Freire) e Porto Seguro (Sosígenes Costa). Em Teixeira de Freitas, será atendido o núcleo de Saúde, entre os cursos está o de Medicina, e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências. Somente para Medicina, 80 vagas já foram asseguradas.

A presença deste Campus em Teixeira de Freitas gera renda direta e impulso no comércio, bem como, cria condições de manter os jovens teixeirenses perto de suas famílias durante a formação acadêmica, o que melhora a qualidade de vida dos jovens e traz tranquilidade às famílias. Além destes ganhos, há uma série de benefícios intangíveis, como o crescimento da criticidade da comunidade, a melhoria nos serviços ofertados e o senso de politização e civilidade.

]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As aulas iniciais serão realizadas no prédio cedido pela prefeitura municipal

Nestes primeiros momentos, os estudantes estão sendo  recebidos na Praça Joana Angélica, bairro Monte Castelo em um prédio de 8.879,00 m², fruto da assinatura do termo de permissão de uso pelo prefeito João Bosco durante o encerramento do 5º Seminário Pedagógico para a implantação e funcionamento da UFSB em agosto deste ano.

A universidade funcionará com três quadrimestres/ano e o ingresso será em bacharelados interdisciplinares e os Colégios Universitários receberão estudantes pelo Enem, porém, com edital próprio, ou seja, fora do Sistema Nacional. O grande objetivo destes Colégios é impulsionar a entrada de estudantes da região na Universidade, proporcionando isonomia de condições para o ingresso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Caroline de Brasília acredita que a USFB se torne a univerisidade da diversisficação

Caroline Bento, de Brasília, fará o curso de Artes e optou por ingressar no Campus Paulo Freire em Teixeira de Freitas através o Enem. A estudante conheceu a cidade teixeirense há pouco mais de 30 dias, “quando fiquei sabendo da revolução educacional fiquei com mais vontade de permanecer aqui, mesmo sabendo da grande responsabilidade que é participar de um momento histórico pela ideia principal de que a USFB seja a universidade de diversificação”, disse.

De acordo com o reitor Naomar de Almeid Filho, a USFB está introduzindo um modelo eficiente de educação, capaz de trazer mais alunos para a universidade realizando uma discriminação positiva, com objetivo de potencializar a vinda de estudantes de localidades mais distantes para a educação superior através dos colegiados.

A inovação do modelo da UFSB é capacidade inclusão social, segundo o reitor Naomar de Almeida

Ainda segundo Naomar a meta é que todos os municípios da região com mais de 20 mil habitantes tenham o colégio universitária para que o aluno curse o primeiro ano sem sair de sua cidade, “a inovação desse modelo é na verdade sua grande capacidade de inclusão social”, finalizou.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21