banner
publicidade
publicidade

AULA PÚBLICA RESISTÊNCIAS DOS POVOS INDÍGENAS E DIREITO À TERRA

AULA PÚBLICA RESISTÊNCIAS DOS POVOS INDÍGENAS E DIREITO À TERRA

SEXTA-FEIRA (04/03/2016)

HORÁRIO: 14 h

LOCAL: UNEB, Campus X, Teixeira de Freitas – BA

 

Qual é o público alvo do evento?

Comunidade teixeirense em geral, por isso o evento tem sido divulgado a partir de diferentes mídias. Além disso,foram enviados convites direcionados as outras Instituições de Ensino Superior que atuam na cidade e também para escolas, públicas e particulares,do Ensino Médio.

 

Qual é o objetivo e a justificativa da iniciativa.

O objetivo do evento é possibilitar à comunidade teixeirense o acesso a informações, a partir de vozes legitimadas pela academia e vozes legitimadas pelos povos Pataxó,acerca da situação de violência sofrida por integrantes das aldeias Kaí e Pequi em Cumuruxatiba. Violência essa que não é pontual e vem se acirrando desde a publicação oficial do Relatório de Identificação da Terra Indígena Comexatibá /kaí-Pequi, em 27 de julho de 2015, tendo ganhado contornos ainda mais brutais nos atos de reintegração executados no dia 19 de janeiro deste ano de forma a desrespeitar a história e vida destes povos.

Salienta-se que tal aula será gravada de forma a compor o acervo do laboratório de História DEDC/X de modo a constituir-se fonte de pesquisa futura para a comunidade.

Justifica-se a realização desta atividade, organizada pelo Colegiado de História com o apoio do DEDC/X, em razão da urgência de discutir uma temática que impacta a região do extremo sul baiano a partir de povos historicamente explorados e que resistem e lutam, diuturnamente, para viverem em territórios de identidade que dizem de si e de seus antepassados.

 

Qual é a programação da aula?

A aula começará às 14 horas, com abertura e apresentação dos expositores. Em seguida teremos a fala deMsc Tamires Pereira, egressa do colegiado de História do DEDC X, de forma a contextualizar a presença dos Pataxó no território do extremo sul da Bahia. A partir daí teremos as falas de lideranças e anciãos Pataxó a respeito de suas experiências de luta e resistência no território das aldeias Kaí e Pequi em Cumuruxatiba. Após este momento será aberto o debate, mediado pelaprofaDraGeovanda Batista.

Concomitante ao evento far-se-á uma exposição, na área que dá acesso ao auditório aonde irá acontecer a aula,de fotografias dos povos Pataxó que dizem de seu cotidiano e de suas lutas.

índiceOrganização do evento:

ProfªMsc Liliane Maria Fernandes Cordeiro Gomes, fone: (73) 9 8861-5083

ProfªMscUerisleda Moreira, fone (73) 9 9161-0541


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21