banner
publicidade
publicidade

Bahia ganha nova refinaria de petróleo

Bahia ganha nova refinaria de petróleo

Em plena operação, unidade irá gerar 100 empregos diretos

Amanhã (07.10), entra em operação uma nova refinaria de petróleo no Polo Industrial de Camaçari. Com investimentos de R$ 20 milhões, a nova unidade da Dax Oil tem capacidade para processar até 2,5 mil barris de petróleo por dia. Esta será a primeira refinaria privada do Estado e irá gerar, em plena operação, 100 empregos diretos. Os 2,5 mil barris processados serão destinados a produzir resíduo combustível – que substitui o óleo nas indústrias, um subproduto entre o querosene e o diesel e fabricação da nafta.

A unidade foi desenvolvida em parceria com a Universidade Federal da Bahia e conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM) e da Associação dos Produtores de Petróleo e Gás Natural Extraídos de Campos Marginais do Brasil (Appom).

“A refinaria irá atender a produção local e com isso, os produtores independentes de petróleo localizados na Bahia passam a contar com uma alternativa para a comercialização da produção, até então destinada às  refinarias de Manguinhos, no Rio, e à Univen, em Itupeva, São Paulo”, diz o diretor da Dax Oil, Ciro Valentini.

O secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, diz que a entrada em operação da DAX representa uma retomada da dinâmica da produção de petróleo de poços marginais. “É um novo momento para os pequenos produtores de petróleo. Antes, a pouca produção que tinham esses poços marginais era processada para fora da Bahia, que possui 80 destes poços perfurados e uma produção diária de cerca de 1.800 barris”.

REFINARIA

A Dax Oil ocupa uma área de 51 mil m² dentro do complexo básico do Polo Industrial de Camaçari. Desde 2005, passou a produzir solventes, através do processamento de nafta petroquímica, correntes petroquímicas e resíduos de hidrocarbonetos.Em 2009, a empresa realizou obras para instalação da segunda coluna de produção, que foi projetada especialmente para processar o petróleo do Recôncavo.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21