banner
publicidade
publicidade

Bahia inaugura primeiro laticínio do Brasil a beneficiar apenas leite de propriedades livres de brucelose e tuberculose

Bahia inaugura primeiro laticínio do Brasil a beneficiar apenas leite de propriedades livres de brucelose e tuberculose
Uibaí recebe empreendimento com registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e irá produzir leite e derivados que os diferenciam quanto à garantia e segurança do alimento.
Na tarde de amanhã, terça-feira (19), no Povoado Caldeirão, município de Uibaí, será inaugurada a primeira usina de beneficiamento de leite proveniente exclusivamente de propriedades livres de brucelose e tuberculose. Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do leite no Estado e incentivar a produção da bacia leiteira da região, o empreendimento será inaugurado pelo governador da Bahia, Rui Costa, com a presença dos secretários e diretores dos órgãos envolvidos, políticos e produtores da região.
Com capacidade instalada de 10 mil litros de leite/dia para o processamento de leite pasteurizado, manteiga, iogurte, bebida láctea e queijos, os produtos lácteos vão possuir o Selo de Inspeção Estadual, vinculado a uma etiqueta que os diferenciam quanto à garantia e segurança do alimento ao consumidor, ambos fornecidos pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri).
O diferencial está na garantia da matéria-prima adquirida, já que as propriedades têm a procedência de sanidade dos rebanhos como livre de brucelose e tuberculose. A coordenadora do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose na Bahia, Luciana Ávila, esclarece que o leite está dentro dos parâmetros tecnológicos e higiênico-sanitários, já que o trabalho de adequação das propriedades como livre dessas enfermidades vem acontecendo desde 2008 no município. A Bahia é o primeiro estado do Nordeste e o sexto do País no ranking de rebanhos livres de brucelose e tuberculose, contando com 20 propriedades certificadas e cinco em processo de certificação.
“Nosso compromisso é com a saúde pública, uma vez que a elaboração do projeto para construção do laticínio vem regularizar a atividade. Esta é mais uma conquista para os agricultores familiares, além de ser um exemplo de cooperação e trabalho multifuncional e multi-institucional do governo do Estado”, completa o direto-geral da ADAB, Oziel Oliveira, ressaltando que o Parque Industrial leiteiro da Bahia conta com 184 empresas registradas no Serviço de Inspeção, sendo 154 no SIE e 30 no SIF.
Neste ato acontecerá também a entrega do certificado de inspeção estadual ao empreendimento, legalizando a fabricação de produtos lácteos seguros e de qualidade, bem como dos certificados de propriedade livre de brucelose e tuberculose aos produtores.
O Laticínio Caldeirão de Uibaí, sob a administração da Cooperativa Mista Agropecuária de Uibaí (Comagru), contou com um investimento da ordem de R$ 700 mil do governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional (CAR).
Brucelose e Tuberculose
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), ao instituir em 2001 o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), reconheceu essas doenças como problemas de saúde animal e de saúde pública no Brasil. São zoonoses causadoras de consideráveis prejuízos econômicos e sociais, em virtude do impacto que produzem na produtividade dos rebanhos e dos riscos que acarretam à saúde humana.
A brucelose é uma doença infecto contagiosa causada por bactérias do gênero Brucella abortus. A brucelose é uma enfermidade que atinge, principalmente, fêmeas bovinas e bubalinas adultas, em gestação. A tuberculose é uma doença crônica que acomete ruminantes, suínos, aves, animais silvestres e humanos. A tuberculose bovina é causada pelo Mycobacterium bovis (M. bovis) e o contato direto (focinho com focinho) com secreções nasais e a ingestão de leite cru de animais infectados constituem possíveis vias de transmissão, sendo esta última especialmente importante.
O PNCEBT introduziu a vacinação obrigatória contra a brucelose bovina e bubalina em todo o território nacional e definiu uma estratégia de certificação de propriedades livres ou monitoradas.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21