banner
publicidade
publicidade

Bahia irá ganhar Circuito Náutico

Bahia irá ganhar Circuito Náutico

A criação de um circuito náutico baiano foi um dos principais pontos apresentados ontem (30), pelo secretário extraordinário da Indústria, Naval e Portuária, Roberto Benjamin, durante o Seminário de Comércio Exterior – Portos da Bahia. O roteiro náutico vai ligar o extremo sul da Bahia à Salvador com uma distância média de 30 milhas náuticas de uma Marina para outra, totalizando 11 Marinas.

Roberto Benjamin destacou que o Governo Estadual é o grande apoiador do projeto, porém os investimentos são privados. “As marinas vão viabilizar e intensificar o fluxo de embarcações que navegam no Estado, além de possibilitar o desenvolvimento de atividades náuticas e a realização de eventos como regatas e ralis marítimos”, declarou.

O Projeto Marinas faz parte do Programa Integrado para Criação, Adequação e Melhoria da Infraestrutura Náutica de Lazer e Serviços (Proinfra), uma iniciativa da Secretaria Extraordinária da Indústria Naval e Portuária (SEINP) e contempla a construção e implantação de estruturas de apoio náutico, marinas em seco e na água, gerando mais emprego, renda e novas oportunidades de negócios.

Primeira Marina – Será instalada no município de Porto Seguro, em Arraial D’Ajuda, e vai ter 200 vagas secas e de 30 a 40 flutuantes. O secretário Roberto Benjamin destacou que a construção de marina seca, além de ser mais barata, oferece mais vantagem para certos tipos de embarcações que não podem ficar paradas o tempo todo na água.

O primeiro empreendimento, que conta com investimentos de R$ 6,5 milhões da iniciativa privada e a geração de 100 empregos diretos, deverá estar pronto no prazo máximo de um ano. O investimento das marinas serão 100% privados e o papel do Estado é de articulação para que os órgãos envolvidos no projeto trabalhem em conjunto.

Durante o Seminário Comércio Exterior foram discutidos também questões como importação e exportação dos portos baianos, além dos investimentos no setor. De acordo com o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil, Benedicto Moreira, a Bahia tem tido um avanço no cenário nacional e um crescimento nas exportações.

Segundo dados da balança comercial do primeiro semestre deste ano, a Bahia teve um salto de 37,2% nas exportações em comparação ao igual período do ano passado, o que representa uma movimentação de U$ 4,9 bilhões. A participação baiana nas exportações brasileiras é de 4,65%, ocupando a quinta posição no ranking dos Estados. “Podemos ver que a Bahia começa a ocupar o lugar que lhe cabe no comércio brasileiro e internacional”, finalizou Benjamin.

A situação dos portos baianos e os novos investimentos na melhoria da infraestrutura do Porto de Salvador e da Baía de Todos os Santos foi debatida pelo diretor da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), Newton Dias, que destacou que “a Bahia há muito merecia esse reforço para amplificar a produção, tornando-a mais atrativa e segura para novos investimentos, bem assim para garantir a geração de emprego e renda”, ressaltou Dias.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21