banner
publicidade
publicidade

Bahia ocupa o terceiro lugar em acidentes de consumo no país

Bahia ocupa o terceiro lugar em acidentes de consumo no país

 

A Bahia ocupa o terceiro lugar, no país, em registros de consumidores que sofreram algum tipo de acidente ao utilizar um produto ou serviço, com 7% dos casos denunciados ao Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac). No balanço do ano 2016, o estado perde apenas para São Paulo (31%) e Rio de Janeiro (19%), respectivamente, primeiro e segundo lugar no ranking nacional de acidentes de consumo. E o pior: os produtos que mais têm causado acidentes estão no ambiente doméstico. Para discutir o problema, a Rede Consumo Seguro e Saúde – Bahia (RCSS-BA) realiza, amanhã (15/03), no Dia Mundial do Consumidor, reunião com órgãos públicos da Bahia e entidades civis ligadas aos consumidores, na sede do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), na Pituba.

 

“O perigo mora em casa. Precisamos desenvolver uma cultura de prevenção aos acidentes, além de um efetivo monitoramento de mercado, buscando responsabilizar fornecedores de produtos e serviços inseguros que expõe o consumidor a riscos de lesões”, alertou o coordenador da Rede, Gustavo Mercês

 

Entre as famílias de produtos que mais têm causado acidentes por consumidores são eletrodomésticos (19%), seguidos por produtos infantis (17%) e utensílios domésticos (12%). Quando a análise é feita apenas por produtos que causaram acidentes chamam atenção os fogões (10%), brinquedos (5,4%), berços (5%) e Eletrodoméstico portátil de cozinha (4,5%).

 

“Fiscalizamos os produtos vendidos no mercado baiano para recolher itens que possam causar acidentes. Os pais precisam atentar principalmente para os brinquedos, item campeão de acidentes com as crianças. Só compre se tiver o selo do Inmetro”, orienta o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal.

 

Os consumidores podem relatar acidentes que tenham sofrido, na utilização de produto ou no fornecimento de um serviço, por meio do formulário eletrônico disponível na página do Ibametro, no link a seguir:  http://www.inmetro.gov.br/consumidor/formulario_acidente.asp

 

A RCSS-BA é composta de 27 membros dos poderes municipal, estadual e federal além de entidades civis ligadas aos consumidores, que estarão presentes neste evento. São eles:  Ibametro, Procon, Divisa/SESAB, Corpo de Bombeiros, Ministério Público do Estado da Bahia, através do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Consumidor – CEACON;  Defensoria Pública do Estado da Bahia; Codecon da Prefeitura de Salvador; CDL Salvador; UFBA; IFBA em Salvador; LACEN-BA; Centro de Informações Antiveneno da Bahia – CIAVE;  CVPAF da ANVISA BAHIA; ABDECON; Delegacia do Consumidor; OAB Seção Bahia; SOBAPE; CREMEB; Movimento de Donas de Casa; Clínica Probaby e os hospitais: da Criança em Feira, do Subúrbio, Jorge Valente, Santa Isabel, Aliança, ProHope e São Rafael.

 


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21