banner
publicidade
publicidade

Bom Pastor: a Primeira Escola Integral de Teixeira completa um ano

Bom Pastor: a Primeira Escola Integral de Teixeira completa um ano


A primeira escola em tempo integral de Teixeira de Freitas, a Escola Municipal Bom Pastor, está completando seu primeiro aniversário, repleto de histórias e sucessos. Enquanto alguns estudantes comemoram a escola “mil maravilhas”, outros sentem saudades, porque progrediram além das séries que são ofertadas na unidade e tiveram que ser transferidos.

Inaugurada no dia 18 de março de 2013, a 1ª Escola de Sistema Integral de Teixeira de Freitas, que atende do 1º ao 5º ano, tinha como missão acolher estudantes da rede municipal em distorção idade/série e, por meio de um sistema pedagógico diferenciado, suprir as dificuldades, na tentativa de compatibilizar os estudantes às suas devidas séries. Esta pedagogia inclui o ensino das matérias curriculares e, em turno oposto, os estudantes participam de oficinas que buscam desenvolver outras habilidades, a exemplo das oficinas de leitura, jogos matemáticos, capoeira, música e dança.

Depois de um ano, o resultado surpreendeu, pois, apenas do 4º ano, 100 alunos tiveram que ser transferidos e elevados ao 6º ano, situação concretizada por avaliação.

“A pedagogia do afeto”, para a diretora Rosângela Lago, foi a razão dos êxitos alcançados. “A maioria deles chegou aqui com baixa estima, desacreditados de sua capacidade e com histórico de conflitos”, comentou, “nós precisamos, primeiro, fazê-los saber que estávamos aqui para ajudar e que a gente acreditava que eles eram capazes”. Na ocasião da inauguração da Escola, a unidade foi definida como “aquela que trabalha o conhecimento do aluno de forma global” e, foi o que aconteceu, do ensinamento das matérias curriculares ao acompanhamento psicossocial, para que os educandos tivessem plenas condições de aprendizagem.

“Eu queria que aqui tivesse até o 9º ano”, destacou o estudante Cleomárcio da Silva Paiva. Ele foi um dos que chegou ao Bom Pastor no 4º ano e hoje está no 6º. Já que a escola só atende até o 5º, ele teve que ser transferido, ficando a “saudade da escola mil maravilhas”.

O primeiro ano da primeira escola em tempo integral de Teixeira de Freitas será comemorado no dia 21, com a presença da comunidade, em vento a ser realizado no auditório da Escola, às 8 horas. E para 2014, a missão é trabalhar para que os êxitos alcançados sejam ainda maiores. As oficinas foram ampliadas, agora os estudantes aprendem também sobre culinária, informática, artesanato, e terão maior contato com a música, por meio da banda que será montada. A história da Escola Bom Pastor começou a ser construído tendo a formação cidadã como sua marca maior.

Departamento de Imprensa da Prefeitura de Teixeira de Freitas


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21