banner
publicidade
publicidade

Brasil: descoberto vírus da febre do Nilo

foto: Wikimedia CommonsFoi detectada, pela primeira vez no Brasil, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a presença do vírus febre do Nilo Ocidental, responsável por doença com características parecidas com as da dengue. A descoberta foi feita por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) que descobriram anticorpos contra a enfermidade em cinco cavalos do Pantanal.

O vírus, já detectado em outros países da América Latina, costuma ser transmitido a humanos através de insetos, mas é preciso, antes, entrar em contato com aves e cavalos, segundo a Fiocruz.

A transmissão entre humanos não é possível, segundo o Ministério da Saúde. As aves são responsáveis por contaminarem os insetos que servem como “reservatórios” para o vírus durante um tempo prolongado.

Os sintomas da doença são: febre acompanhada de mal-estar, náusea, vômito, anorexia, dor de cabeça e nos olhos. Nos casos graves, pode ocorrer encefalite, doença neurológica que pode matar.

A infecção cerebral apareceu pela primeira vez em Uganda. A primeira epidemia se deu em Israel, na década de 50, quando o vírus foi identificado como causador da doença. Na América, mais precisamente nos Estado Unidos, a doença surgiu em 1999.

 


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21