Uma pesquisa inédita divulgada nesta sexta-feira pela consultoria Ernst & Young Terco aponta que o mercado doméstico faz do Brasil o país mais atrativo para investimentos na América Latina. Dos 250 empresários ouvidos em vários lugares do mundo, em maio deste ano, 78,4% listaram o país como um dos destinos mais promissores para o estabelecimento de operações na região.
O vice-presidente de mercados da consultoria, Mauro Terepins, disse que o Brasil é “líder incontestável na América Latina, com bons fundamentos macroeconômicos, respeito a regras contratuais, estabilidade política, o que cria um ambiente altamente favorável para o investidor estrangeiro”.
Além disso, ele destacou que o país tem uma base industrial diversificada e não tem elevada dependência de nenhum de seus parceiros comerciais, o que explica parte da posição mais vantajosa que ocupa na pesquisa como potencial destino de investimentos estrangeiros em relação a países de crescimento maior, como México, Peru e Colômbia.
Outro ativo importante de que o Brasil dispõe, segundo Terepins, é seu mercado consumidor doméstico, citado por 86,5% dos entrevistados como critério importante na hora de avaliar a atratividade do país. Terepins lembra que nos últimos anos, houve importante mudança no perfil social brasileiro, com a inclusão de cerca de 30 milhões de pessoas à classe média.