banner
publicidade
publicidade

Campanha nacional de vacinação contra a gripe

Foto: Reprodução de TVComeça nesta segunda-feira a campanha nacional de vacinação que pretende imunizar 43 milhões de pessoas contra a gripe em todo o país. Devem se vacinar as pessoas consideradas em faixa de risco, o que inclui gestantes, idosos com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos, profissionais de saúde, indígenas, presos e doentes crônicos. A campanha será realizada até o dia 26 de abril.

A vacina combate três tipos da doença, que são a gripe A (H1N1 ou gripe suína), A (H2N2) e B. Esses subtipos do vírus influenza foram os que mais circularam no ar durante o inverno do ano passado. A imunização será realizada em toda a rede básica de saúde do país, considerando os postos de saúde e as clínicas da família. Hospitais e UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) não participam da campanha.

Um dos principais mitos que preocupa grande parcela do público-alvo da campanha é que o antídoto causaria gripe. O Ministério da Saúde já esclareceu que a vacina contém apenas pedaços de vírus mortos, que não são capazes de causar a doença. Especialistas explicam que os sintomas identificados por algumas pessoas vacinadas são relativos a outros vírus que circulam no período da vacinação e que não são o influenza.

A vacina é contraindicada para os alérgicos à proteína do ovo e para pessoas que já tiveram reações a um dos componentes da fórmula. É possível se imunizar contra a gripe fora do período de campanha, mas apenas pagando pela vacina em clínicas privadas. É importante se certificar de que as doses estejam registradas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os portadores de doenças crônicas podem e devem se vacinar, mas precisam levar receita médica. A apresentação da carderneta de vacinação é indicada, mas não é obrigatória. Os imunizados não podem doar sangue no período de um mês após a aplicação da vacina. Entre duas e três semanas é o prazo que leva para os anticorpos protetores da fórmula começarem a fazer efeito em adultos saudáveis. A proteção é garantida no prazo de, geralmente, 6 a 12 meses.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21