banner
publicidade
publicidade

Censo Empresarial de Teixeira de Freitas vai levantar informações do comércio local

Além do lançamento do Censo Empresarial de Teixeira de Freitas 2013, o encontro marcou a formação do Conselho Municipal de Gestão da Micro e Pequena Empresa, que representa uma das etapas para implementação da Lei Geral

 

Na manhã dessa sexta-feira, dia 9 de agosto, representantes da imprensa local, entidades comerciais e gestores públicos participaram do lançamento do Censo Empresarial de Teixeira de Freitas 2013, no auditório da Associação Comercial e Empresarial do município.

O Censo faz parte do Programa de Desenvolvimento Econômico, realizado pelo Sebrae, em parceria com a Prefeitura Municipal, como explica o coordenador regional do Sebrae, Alex Brito. Ele ressalta a importância de se conhecer a realidade empresarial local para, a partir de então, haver uma atuação junto aos empreendedores. “Esta é uma iniciativa de fundamental importância para que ações, eventos e capacitações sejam prospectadas”, completou.

Durante os próximos 65 dias, os comerciantes formais e informais do município serão visitados por recenseadores e identificados através de questionários e entrevistas por segmento. Com o perfil traçado, o empreendimento será inserido em um sistema de georeferenciamento, que permitirá a divulgação do negócio para qualquer pessoa, através da internet.

O prefeito do município, João Bosco, afirmou que o programa de Desenvolvimento Econômico é um importante passo para o crescimento da cidade. “Buscar informações através do censo, reconhecer nossas fraquezas e pontos fortes, implementar a Lei Geral e transformar dificuldades em oportunidades é um grande desafio que já iniciamos para alcançar o sucesso das micro e pequenas empresas de Teixeira de Freitas”.

 

Lei Geral

Na oportunidade, também foi empossado o Conselho Municipal de Gestão da Micro e Pequena Empresa, que representa uma das etapas para implementação da Lei Geral em Teixeira de Freitas. “O papel do conselho é discutir, planejar, divulgar e promover esse ambiente que favoreça o desenvolvimento das micro e pequenas empresas na cidade”, explicou o secretário de indústria e comércio e presidente do conselho, Walter Baborsa.

A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, instituída em 2006, institui um regime tributário específico para o segmento, com redução de impostos e simplificação dos cálculos de recolhimento. Além disso, a lei também desburocratiza os processos de venda junto aos entes públicos.

Por Fernanda Barros/ Ascom Sebrae


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21