banner
publicidade
publicidade

CEREST-TF REALIZA CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA A CRIAÇÃO DA “CIST” EM TEIXEIRA DE FREITAS

CEREST-TF REALIZA CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA A CRIAÇÃO DA “CIST” EM TEIXEIRA DE FREITAS

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas através do CEREST realizou curso de formação de Controle Social da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador – RENAST. O objetivo da capacitação foi para criar a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador – CIST, Teixeira de Freitas, que terá como finalidade auxiliar o Conselho Municipal de Saúde – CMS-TF, nas questões relativas à saúde do trabalhador do município.

O curso aconteceu no auditório da secretaria de saúde, nos dias 24 e 25 de abril, com uma carga horaria de 16 horas. As entidades representativas que participaram foram: Conselho Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas-CMS; Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas-SMS; SMAS – PMTF; PGM – PMTF; CETEPS; ABO; MTE; 9° DIRES; SMS-PRADO; INSS; Os Sindicatos SINTREXBEM, SINDEC, SINDFESBA, SINCOM, SINDIBACÁRIOS, Força Sindical, CUT, UGT, SINTICESB e Sindicato de Alcobaça.

A capacitação foi coordenada pelo o CEREST-TF, com as seguintes temáticas: Saúde do Trabalhador; Processos Grupais; Participação Social; Direitos Humanos; Plano de Saúde/Relatório de Gestão; Código Municipal de Gestão/Pacto de Gestão; Acidente de Trabalho e Riscos Ambientais; Processos de Saúde no Trabalho/Doenças e Qualidade de Vida; Políticas Públicas de Saúde; Explanação sobre tudo que envolve a saúde do trabalhador direcionado as Leis, Resolução e Emenda Constitucional; Os Três Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) e Ministério Público.

No dia 25/04 após a finalização das atividades da capacitação, os conselheiros-CMS, convocarão abertura da reunião ordinária, com as seguintes pautas: Criação da CIST, Aprovação do Regimento Interno e Eleição do Coordenador, Coordenador Adjunto e Relator da CIST. Ficando assim criada e aprovada a CIST de Teixeira de Freitas, que terá uma participação direta nos encaminhamentos de preposições e discussões que envolvem a saúde do trabalhador ao conselho municipal de saúde de Teixeira de Freitas.

Segundo os representantes das entidades representativas dos trabalhadores do município e região, que passaram serem membros da CIST, que a criação da mesma, foi um grande ganho para o trabalhador da nossa região. Pois a proposta é de melhorar o acesso dos trabalhadores ao atendimento da saúde em todas as áreas. Sendo assim os trabalhadores poderão ser assistidos de uma forma mais rápida.

RENAST

A Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) é uma rede desenvolvida de forma articulada entre o Ministério da Saúde, as Secretarias Estaduais de Saúde, Distrito Federal e Municípios, que busca a garantia da atenção integral à saúde dos trabalhadores.

A RENAST integra a rede de serviços do SUS, que contemplam as ações assistenciais, de vigilância e promoção da saúde – englobando atenção básica, média e alta complexidade ambulatorial, como também, pré – hospitalar e hospitalar, visando assegurar a atenção integral à saúde dos trabalhadores, urbano e rural, independentemente do vínculo empregatício e previdenciário. Nesta perspectiva inclui servidores públicos, empregados domésticos, os trabalhadores autônomos, informais e desempregados, além das ações de combate ao trabalho infantil e a proteção ao trabalho do adolescente-aprendiz.

 


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21