banner
publicidade
publicidade

Chapa Dilma-Temer: relator intima delatores e amplia investigação

Rio de Janeiro - O Ministro do Superior Tribunal de Justiça Herman Benjamin durante o 1º Congresso Mundial de Direito Ambiental, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Ministro Herman Benjamin: novos depoimentos (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

 

Relator do processo que pede a cassação da chapa Dilma-Temer, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Herman Benjamin intimou o ex-funcionário da Odebrecht José de Carvalho Filho, a ex-secretária Maria Lúcia Tavares e o ex-executivo Fernando Miggliaccio a prestarem depoimento nesta sexta-feira (10). A ação investiga se os então candidatos à Presidência cometeram abuso do poder econômico e político durante a campanha de 2014.

O ministro decidiu ainda incluir o ex-presidente da Odebrecht Infraestrutura Benedicto Júnior, o BJ, em acareação marcada também para esta sexta.

José de Carvalho Filho é citado no depoimento do ex-diretor de Relações Institucionais da empreiteira Cláudio Melo Filho como o responsável por viabilizar o repasse de R$ 4 milhões ao ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. A transação teria sido acertada em jantar no Palácio do Jaburu, em 2014. Segundo o delator, o então vice-presidente Michel Temer teria participado do evento. Procurado pela reportagem, Padilha não se manifestou.

Acarajé – Alvo da Operação Acarajé, 23.ª fase da Lava Jato, em fevereiro de 2016, Maria Lúcia atuou no Setor de Operações Estruturadas, o chamado “departamento de propina” da Odebrecht. Era responsável pelos pagamentos e pela contabilidade. Ela fez acordo com o Ministério Público Federal e é considerada a testemunha-chave que levou o alto escalão da Odebrecht a buscar delação.

Miggliaccio é apontado como um dos responsáveis pelo “departamento da propina” da empreiteira baiana. Era ele que administrava a conta no exterior por meio da qual as propinas eram pagas.

Com informações do jornal O Estado de São Paulo.

 


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21