banner
publicidade
publicidade

COM RECUO DA ECONOMIA, NOVA CLASSE MÉDIA BRASILEIRA PASSA POR DIFICULDADES

COM RECUO DA ECONOMIA, NOVA CLASSE MÉDIA BRASILEIRA PASSA POR DIFICULDADES

 
Após um avanço das commodities que permitiu ao Brasil programas ambiciosos de redução da pobreza e culminou em um crescimento econômico de 7,5 por cento em 2010, o Brasil está em sua pior recessão em três décadas.

Durante os anos de crescimento acelerado, dezenas de milhões de brasileiros escaparam da pobreza e tornaram-se conhecidos como “a nova classe média”. Agora, eles estão lutando para segurar os ganhos duramente conquistados e estão repensando tudo, desde hábitos de consumo a lealdade política.

“Quão brilhante será o futuro?”, pergunta Carlos Melo, cientista político do Insper. “Todo mundo está esperando por algum tipo de mudança, mas ninguém sabe como ela se parece ou como ela vai acontecer”. Dez anos atrás, todo mundo parecia saber.

Na época, o Partido dos Trabalhadores (PT) alavancou o aumento das exportações e das receitas fiscais, ampliou generosos programas sociais e abriu as torneiras do crédito, ajudando o lançamento de milhões no que parecia ser um futuro ascendente.

Comparado com momentos de crescimento anteriores, a expansão foi notável porque alcançou todo o país, que tem dimensões continentais, desde São Paulo e outras cidades principais a novas cidades emergentes na Amazônia e vilas historicamente pobres no Nordeste.

O Brasil tornou-se um modelo de desenvolvimento para o resto da América Latina e além. Mas hoje em dia os brasileiros estão questionando tudo. O desemprego está aumentando e a inflação chegou a uma taxa anual de 9,5 por cento, o que está corroendo o poder de compra.

Em São Bernardo do Campo, berço da indústria automotiva brasileira, as fábricas estão se reduzindo. Mais de 12.000 postos de trabalho, equivalente a quase 5 por cento da força de trabalho local, desapareceram entre janeiro e agosto, de acordo com dados do Ministério do Trabalho. As informações são da Reuters.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21