banner
as
publicidade
publicidade

Comissão de Direitos Humanos e Segurança convidará secretário para audiência

Deputado Estadual-Temóteo Brito, Presidente da Comissão

Presidindo na terça-feira 12 de março a Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública, que se reuniu com a presença maciça de todos os seus componentes, o deputado Temóteo Alves de Brito logo no início dos trabalhos fez um retrospecto da violência recente em Teixeira de Freitas e demais municípios do Extremo Sul, com dados informativos de várias ocorrências delituosas.

Para Temóteo ao comparar os dados de 2010 a 2011, verificou-se o crescimento de 15,23% no número de homicídios com registros na delegacia territorial de Teixeira de Freitas. Em 2010, o número de ocorrências foi da ordem de 105 mortes, sendo dois latrocínios, uma lesão corporal seguida de morte e 102 homicídios. Em 2011, há registros de 121 mortes, sendo 117 homicídios, uma lesão corporal seguida de morte e três latrocínios demonstrando que a cidade de Teixeira de Freitas continua o seu indesejável crescimento em relação à violência, superior em igual período a media de  todo o Estado da Bahia.

Em 2012 foram registrados 132 homicídios em Teixeira de Freitas, superando o ano de 2011 em onze mortes a mais que o ano anterior. Ainda, segundo Temóteo , em janeiro de 2013 já ocorreram 11 assassinatos, mês que se caracterizou  como o  mais violento da história recente do Extremo Sul com um  total de  40 mortes já assinaladas em Teixeira de Freitas, Medeiros Neto, Alcobaça e Mucuri, entre acidentes de trânsito e homicídios.

Na sua exposição junto a todos os parlamentares do Colegiado, Temóteo observou “que o efetivo policial existente na região é inferior aqueles de 10 anos atrás, quando, em  igual período, cresceu toda a população do Extremo Sul, a exemplo de Teixeira de Freitas, hoje, próximo a 160 mil habitantes”.

“Porta de entrada do Nordeste brasileiro, via BR-101, o que facilita a migração de marginais escorraçados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, a cidade de Teixeira de Freitas e todo o Extremo Sul já contam com uma população superior a 850.000 habitantes, que se eleva a mais de 2.000.000 de pessoas, nos períodos de verão, atraídas pela qualidade de suas praias, beleza e acolhimento hospitaleiro da sua gente,  o que requer toda uma atenção especial quanto à segurança pública”, expôs o deputado.

Tema discutido pelos demais membros da Comissão, aprovou-se convidar o secretário da Segurança, Maurício Teles Barbosa,  para uma audiência pública, objetivando conhecer e analisar as ações programadas e em execução  pela Secretaria de Segurança para este exercício, possibilitando, assim, aos deputados o conhecimento de todas as ações em desenvolvimento e, igualmente,  contribuírem  com esta importante área de ação social do governo do Estado da Bahia.


Comentários



Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21