banner
publicidade
publicidade

Comissão de Direitos Humanos e Segurança convidará secretário para audiência

Deputado Estadual-Temóteo Brito, Presidente da Comissão

Presidindo na terça-feira 12 de março a Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública, que se reuniu com a presença maciça de todos os seus componentes, o deputado Temóteo Alves de Brito logo no início dos trabalhos fez um retrospecto da violência recente em Teixeira de Freitas e demais municípios do Extremo Sul, com dados informativos de várias ocorrências delituosas.

Para Temóteo ao comparar os dados de 2010 a 2011, verificou-se o crescimento de 15,23% no número de homicídios com registros na delegacia territorial de Teixeira de Freitas. Em 2010, o número de ocorrências foi da ordem de 105 mortes, sendo dois latrocínios, uma lesão corporal seguida de morte e 102 homicídios. Em 2011, há registros de 121 mortes, sendo 117 homicídios, uma lesão corporal seguida de morte e três latrocínios demonstrando que a cidade de Teixeira de Freitas continua o seu indesejável crescimento em relação à violência, superior em igual período a media de  todo o Estado da Bahia.

Em 2012 foram registrados 132 homicídios em Teixeira de Freitas, superando o ano de 2011 em onze mortes a mais que o ano anterior. Ainda, segundo Temóteo , em janeiro de 2013 já ocorreram 11 assassinatos, mês que se caracterizou  como o  mais violento da história recente do Extremo Sul com um  total de  40 mortes já assinaladas em Teixeira de Freitas, Medeiros Neto, Alcobaça e Mucuri, entre acidentes de trânsito e homicídios.

Na sua exposição junto a todos os parlamentares do Colegiado, Temóteo observou “que o efetivo policial existente na região é inferior aqueles de 10 anos atrás, quando, em  igual período, cresceu toda a população do Extremo Sul, a exemplo de Teixeira de Freitas, hoje, próximo a 160 mil habitantes”.

“Porta de entrada do Nordeste brasileiro, via BR-101, o que facilita a migração de marginais escorraçados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, a cidade de Teixeira de Freitas e todo o Extremo Sul já contam com uma população superior a 850.000 habitantes, que se eleva a mais de 2.000.000 de pessoas, nos períodos de verão, atraídas pela qualidade de suas praias, beleza e acolhimento hospitaleiro da sua gente,  o que requer toda uma atenção especial quanto à segurança pública”, expôs o deputado.

Tema discutido pelos demais membros da Comissão, aprovou-se convidar o secretário da Segurança, Maurício Teles Barbosa,  para uma audiência pública, objetivando conhecer e analisar as ações programadas e em execução  pela Secretaria de Segurança para este exercício, possibilitando, assim, aos deputados o conhecimento de todas as ações em desenvolvimento e, igualmente,  contribuírem  com esta importante área de ação social do governo do Estado da Bahia.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21