banner
publicidade
publicidade

Comissão fará visita para mediar conflitos em Buerarema

Comissão fará visita para mediar conflitos em Buerarema 

A Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia, reunida nesta manhã, sob a presidência de Timóteo Brito (PSD), aprovou a visita dos deputados e de representantes do governo do estado para o próximo dia 05 de setembro, à região de Buerarema onde produtores rurais e índios tupinambás estão em conflito por causa do processo de demarcação de terras indígenas na região.

O encontro terá como propósito realizar uma reunião com representantes de cada lado para procurar um denominador comum e discutir como será a melhor forma de resolver o problema. No final será criado um documento para encaminhar as autoridades os resultados.

A discussão do assunto se deu após o pronunciamento do presidente da Comissão, Timóteo Brito, que em seu discurso demonstrou grande preocupação com o assunto e cobrou respostas e uma ação do governo para solucionar o impasse. “Esses conflitos só está causando insegurança para população, já que estão ocorrendo invasões de propriedades, violências físicas e patrimoniais e desestruturação da atividade agropastoril”, afirma.

Para o deputado, o governo federal é o grande responsável. “Tinha que cadastrar todos os índios e fornecer terras da união para que possam produzir, assim evitando os conflitos”.

A disputa de terras entre índios tupinambás e agricultores é antiga, ocorre desde a década de 90, e abrange uma área de 47 mil hectares entre os municípios de Una, Ilhéus e Buerarema.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21