banner
publicidade
publicidade

Comissão realiza terceira audiência para intermediar conflitos em Buerarema e região

Comissão realiza terceira audiência para

intermediar conflitos em Buerarema e região

 

A Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembléia Legislativa da Bahia realizou nesta segunda-feira (23), no auditório da ALBA, a terceira Audiência Pública para discutir os conflitos que envolvem índios de agricultores rurais de Buerarema e região. As outras duas ocorreram em Itabuna e Buerarema.

O presidente da comissão, deputado Timóteo Brito (PSD) agradeceu a presença dos mais de 400 agricultores e lamentou a ausência dos representantes indígenas. “O que observamos é que enquanto os agricultores que são os mais prejudicados com esses conflitos estão procurando uma solução para o fim dos conflitos, os indígenas não estão nem um pouco preocupados com a violência que essa situação está causando, já que não mandou nenhum representante em nenhuma das três audiências que realizamos”, afirma Timóteo.

Para o agricultor Edvaldo Joaquim da Silva, 68 anos, pai de nove filhos que teve sua propriedade invadida tomada por seu filho mais velho os índios na existem. “Como pode meu filho que nunca teve nenhum parente indígena, agora é índio, e invadiu a minha casa com mais oito indivíduos e me tomaram  tudo que que construir ao longo dos anos”, lembra emocionado.

Já o comerciante Ednaldo Santos disse que não são os agricultores estão sendo prejudicados. “O município de Buerarema está parecendo uma cidade fantasma, as pessoas tem medo de sair nas ruas e a principal economia da cidade que á a agricultura não está funcionando, o comercio está parado”, coloca indignado.

No final foi proposto a marcação de uma audiência com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para cobrar uma agilidade e ação mais precisa do ministério.

Conflitos – A disputa de terras entre índios tupinambás e agricultores é antiga, ocorre desde a década de 90, e abrange uma área de 47 mil hectares entre os municípios de Una, Ilhéus e Buerarema.

 

Prefeitos e vereadores da região, deputados estaduais e federais, governo do estado, ministério público, OAB e promotores, também participaram da audiência.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21