banner
publicidade
publicidade

Embasa obras concluídas em 2013

Está sendo realizado em Teixeira de Freitas a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), empreendimento que resultará na ampliação da cobertura de esgotamento dos atuais 15% para 75% na sede municipal. Com 86% das tubulações já assentadas, a previsão de conclusão desta segunda etapa é até o final de 2013 .

O cuidado com a destinação correta dos efluentes não é de responsabilidade exclusiva da Embasa. De acordo com a Lei Estadual 7.307/98 e o Decreto Estadual 7.765/00, o proprietário ou morador do imóvel é obrigado a fazer a ligação do imóvel à rede pública de esgotamento sanitário, num prazo de até 90 dias, a partir da notificação de disponibilização do serviço.

 

Características da rede

Com investimento de R$ 75,8 milhões, a segunda etapa das obras terá implantação de mais 171,9 km de rede coletora, 89,9 km de ramais prediais, oito estações elevatórias, nova estação de tratamento com capacidade de 260 l/s e mais 18.438 ligações intradomiciliares, além da implantação de emissário de 2 km.

 

Trabalho Técnico Social

Paralelamente ao trabalho de engenharia esta sendo realizado no município de Teixeira de Freitas, o Trabalho Técnico Social, visando sensibilizar e obter participação da população nas etapas de implantação e de operação dos sistemas, assim como nas ações de educação ambiental.

O Trabalho Técnico Social esta na responsabilidade do 01 Assistente Social da MRM CONSTRUTORA Paulinelli Santhiago, com o auxilio de sete mobilizadoras, são desenvolvidas para toda a comunidade beneficiada com o sistema atividades de educação ambiental .

Até a conclusão da segunda etapa de obras, equipes sociais da Embasa seguem prestando esclarecimentos à população sobre o andamento dos serviços e sobre a importância do saneamento para a saúde e meio ambiente. Mais de 15 mil moradores de Teixeira de Freitas já foram mobilizados em ações como reuniões comunitárias, palestras educativas, cursos e oficinas de capacitação.

Vale ressaltar a importância da participação da comunidade durante todo o processo.

Atualmente está sendo realizado pela equipe do Trabalho Técnico Social, o processo de mobilização social para as ligações intradomiciliares de esgoto, onde o morador pode realizar a ligação por conta própria, desde que sob supervisão de técnicos da Embasa. Também é possível autorizar a Embasa  executar o trabalho , mediante pagamento parcelado na conta de água e esgoto, vale ressaltar que 6.200 moradores já autorizaram a Embasa realizar a ligação dos seus esgotos.

Para minimizar os transtornos de uma obra desse porte, os moradores são comunicados antecipadamente sobre as intervenções e têm à disposição um telefone para informações e reclamações: (73) 3292-6173.

Atualmente o Consórcio MRM/ESCAVE está realizando a recomposição nas ruas onde houve intervenção física com a implantação da rede coletora e ramais prediais para a finalização desta etapa da obra. Foram realizados registro fotográfico das ruas que estavam sem recomposição e constatou-se que o Consorcio MRM ESCAVE já havia resolvido a pavimentação como apresentado.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21