banner
publicidade
publicidade

Comunidade do sul da Bahia inicia trabalho com artesanato sustentável

Comunidade do sul da Bahia inicia trabalho com artesanato sustentável

Denominado Formas da Natureza, a iniciativa contribui para a qualificação da mão de obra e geração de renda em comunidades no sul da Bahia

Dentre as inúmeras possibilidades de utilização do eucalipto, uma em especial tem motivado a qualificação da mão de obra e a geração de renda dos moradores da comunidade de Oliveira Costa, no sul da Bahia. Trata-se da confecção de utensílios domésticos e produção de embalagens a partir da utilização da madeira de eucalipto.

A ação faz parte do projeto “Formas da Natureza”, que conta com o apoio da Fibria e tem por objetivo estimular o uso da madeira de eucalipto na produção de artesanato, em substituição ao uso ilegal de madeira nativa. A iniciativa reduz a pressão sobre os fragmentos da Mata Atlântica na região e contribui para o uso múltiplo das florestas da empresa.

Em novembro e dezembro de 2010, moradores da comunidade participaram de oficinas para confecção dos utensílios e produção de embalagens. O projeto prevê ainda a capacitação dos artesãos para o trabalho cooperativo, visando aprimorar a gestão de negócios e agregar valor ao produto final com a confecção das embalagens que serão utilizadas na comercialização dos artesanatos. Atualmente a comunidade possui um catálogo com 25 produtos.

“Associado ao ganho ambiental, o projeto apresenta grandes oportunidades sociais por oferecer alternativa de geração de renda à população da comunidade, que também aprende uma nova atividade”, enfatizou o coordenador de Meio Ambiente Florestal da Fibria, Juliano Dias.

Além da Fibria, a Veracel e a Suzano também são parceiras do projeto “Formas da Natureza”. Cada empresa é responsável por apoiar uma comunidade.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21