banner
publicidade
publicidade

Confirmado- Criança morre de meningite em Teixeira de Freitas

Exames de necropsia realizados pelo Departamento de Polícia Técnica, realizados na tarde desta quinta feira, 24 de novembro, confirmaram que a bebê de apenas um ano e um mês que morreu na Unidade Materno Municipal Infantil (UMMI), foi meningite.

Aclycia Victória de Souza Santos morreu na UMMI e o delegado Willian Telles autorizou a remoção para o DPT onde o corpo passou por exames que detectaram meningite como causa mortis. O corpo da criança foi levado para São José de Alcobaça onde a família reside.

Meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso central no cérebro. É uma doença séria que pode ser fatal. A causa mais comum é uma infecção por bactérias, fungos ou vírus (mais frequentemente). Entre outros, o sintoma que mais chama a atenção para o problema é a rigidez na nuca.

Febre alta, dores de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço, irritação, fraqueza, e manchas vermelhas na pele são alguns dos sintomas da doença.

A doença pode atingir pessoas de todas as idades, sendo os idosos e as crianças os que mais correm riscos, principalmente menores de dois anos, pois o sistema imunológico do bebê ainda não é completamente maduro. A confirmação do diagnóstico é feita por meio do exame do líquor (líquido retirado da espinha), coletado por médico numa punção.

Vírus e bactérias que causam meningite circulam no ar

Entre as medidas para evitar a meningite estão: evitar aglomerações, manter os ambientes o mais ventilados possível e ter atenção com a higiene, principalmente durante o inverno, pois a transmissão é por via respiratória (tosse e espirros). A bactéria pneumococo, por exemplo, se aloja entre o nariz e a garganta.

“Temos os vírus no organismo que ficam em estado de latência (repouso) e convivemos com bactérias o tempo todo”, lembra Oliveira. Após o contágio, o período de incubação (até a manifestação dos primeiros sintomas da doença) é curto, de dois a quatro dias.

Após a necropsia o Instituto Médico Legal foi isolado e será desinfectado para evitar contágio


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21