banner
publicidade
publicidade

Consumo de drogas causa 500 mil mortes por ano, alerta OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou nesta segunda-feira (13) que o consumo de drogas causa cerca de 500 mil mortes anuais e que, em alguns aspectos, a situação se agravou nos últimos anos.

“A OMS estima que o consumo de drogas é responsável por cerca de meio milhão de mortes a cada ano. Mas este número só representa uma pequena parte do dano causado pelo problema mundial das drogas”, afirmou Chan durante seu discurso perante a Comissão de Narcóticos da ONU, que reúne-se em Viena. Segundo o G1, o número contrasta com a estimativa apresentada em 2016 pelo Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o crime (UNODC), que apontava pouco mais de 200 mil mortes causadas pelas drogas.

“Em alguns aspectos, a situação está piorando e não melhorando. Muitos países estão experimentando uma crise de emergência sanitária devido às mortes por overdose”, acrescentou a diretora-geral da OMS. A diretora pediu ainda que o consumo de drogas seja abordado como um problema de saúde pública, não apenas criminal. “Gostaríamos de ver mais consumidores de drogas atendidos pelo sistema sanitário ao invés de processados pelos tribunais”, pontuou Chan.

Por | bahianoticias


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21