banner
publicidade
publicidade

Convênio entre Prefeitura e Fazenda Cascata resulta em mais de 5 mil visitas

CULTURA


Convênio entre Prefeitura e Fazenda Cascata resulta em mais de 5 mil visitas


 “Me senti no paraíso”, o depoimento da visitante Cristiane Braga é fruto da experiência proposta pela Prefeitura de Teixeira de Freitas para resgate e conhecimento da história de nossa terra. Através de convênio com a Fundação Quincas Neto, a Fazenda Cascata tornou-se palco para o avivamento histórico da formação de Teixeira de Freitas, um aperitivo para as muitas riquezas lá encontradas.

 O convênio foi firmado no mês de maio de 2013 e o Projeto “Viver, Lazer e Aprender” e, em cerca de seis meses de vigência, mais de 5 mil visitas foram agenciadas, por meio da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. Uma oportunidade única para os estudantes das escolas públicas municipais, estaduais e federais, escolas particulares, instituições educacionais para graduação superior e entidades sociais, de Teixeira de Freitas e região. 

 Com toda a estrutura reformada é fácil perceber a vida que percorreu e ainda está presente nos detalhes da arquitetura colonial, no sobrado, antiga casa sede da Fazenda, nas casas de colonos, que serviam como ponto de apoio para tropeiros, na capela e escola rural. A Fazenda abolicionista guarda a memória dos centenários pilões de café da Casa de Farinha e barcaças para secagem de cacau, patrimônio vivo de cada cidadão, edificado nos séculos XIX e XX.

 A visita guiada permite, ainda, a imersão cultural com os depoimentos dos descendentes dos primeiros moradores, dos objetos típicos da época e documentos que datam da primeira metade do século passado, itens expostos no Museu Histórico Quincas Neto. Mais do que conhecer, os visitantes estão sendo convidados a construir uma nova história, pautada na preservação e respeito àqueles que já acumularam a sabedoria do tempo. Seus nomes estão ficando marcados no livro de registros, onde se lê depoimentos como o da estudante do 9º ano Larissa C. Miranda, “para mim foi perfeito, gostaria de estar aqui mais vezes”.

 

Os interessados em conhecer algumas das riquezas de Teixeira de Freitas pode agendar sua visita na Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. Localizada na av. Getúlio Vargas, Ed. Esmeralda, Centro. Telefone 3011 2767.

 

Veja fotos da Cascata (início do convênio):

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.593793557328000.1073741846.519950961378927&type=3

Veja fotos da Cascata (outro momento):http://www.flickr.com/photos/pmtf-oficial/sets/72157635041387604/

Veja filme institucional da Cascata:

http://www.youtube.com/watch?v=13FTOTm5lLU

 

Departamento de Imprensa da Prefeitura de Teixeira de Freitas


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21