banner
publicidade
publicidade

Cooperativas da agricultura familiar expõem seus produtos

Cooperativas da agricultura familiar expõem seus produtos na Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas 

Os produtos de seis cooperativas de diferentes regiões da Bahia, apoiadas pelo governo estadual, estão sendo expostos no estande da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), na 31ª Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas, que acontece no Parque de Exposições do município, até este domingo (21).

 Quem visitar o estande poderá adquirir e degustar as iguarias da Região do Vale do Rio Gavião e Serra Geral, como a cachaça Matinha, doce de leite de diversos tipos e combinações, beijus, sequilhos e farinha de mandioca. Os visitantes poderão conferir também os diversos doces de umbu de Manoel Vitorino, no sudoeste do estado, os chocolates e bombons, com concentração de 56,6% e 70% de cacau, de Ibicaraí, no sul da Bahia, e ainda a variedade de artesanatos de Caldas do Jorro, no nordeste baiano.

Para o secretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Wilson Brito, o apoio que a Sedir/CAR oferece a essas cooperativas é de fundamental importância para o desenvolvimento da atividade. “Trabalhamos para combater a pobreza nas áreas rurais, através da inclusão socioprodutiva, e o nosso desafio é contribuir para que esses agricultores melhorem suas rendas e qualidade de vida e se tornem auto-suficientes”.

O superintendente da CAR, Dernival Oliveira, que também esteve presente no estande, ressaltou que a Sedir/CAR vem trabalhando intensamente para promover o desenvolvimento dos 417 municípios baianos e destacou que é necessário as cooperativas participarem de exposições. “Esse intercâmbio faz com que eles possam interagir e trocar experiências, possibilitando uma nova visão sobre os produtos e o mercado”.

De acordo com o diretor financeiro da rede de cooperativas e associações da Região do Vale do Rio Gavião, Denilson Rocha Moura, participar de eventos como esse é uma oportunidade de apresentar os produtos para um público diversificado. “A CAR trabalha com a gente a mais de 14 anos. Somos frutos dessa empresa. Essa é uma maneira de mostrar o quanto desenvolvemos o nosso potencial nesse tempo. Além disso, é uma maneira de inserir os jovens, filhos de produtores, nesse processo”, disse.

Composta pelas cooperativas Coodecana, Coopeman, Coodeleite e Coopmel, a Rede Gavião é formada por 32 associações de agricultores familiares e atua nos municípios de Condeúba, Mortugaba, Licínio de Almeida, Jacaraci, Piripá, Tremendal, Belo Campo, Guajerú, Pindaí, Urandí, Anagé, Caculé e Cordeiros.

A associada da Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar do Sudoeste da Bahia (Cooproaf), Marilda dos Santos, também destacou a importância de expor os produtos em exposições como essa. “Temos a chance de interagir com outras cooperativas e fazer negócios”.

Segundo a presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Artesanato de Caldas do Jorro, Maria de Lourdes, sem o apoio da Sedir/CAR não seria possível levar o artesanato produzido no distrito de Tucano para outras regiões. “Conhecemos novos produtos e compartilhamos toda experiência que adquirimos com a nossa comunidade para que possamos diversificar a nossa produção”.

Quem visitar o espaço poderá conferir ainda as ações elaboradas para combater a pobreza rural das comunidades do semiárido, como os programas estaduais Água para Todos e Vida Melhor, o Programa de Desenvolvimento de Comunidades Rurais nas Áreas mais Carentes do Estado da Bahia (Gente de Valor), o Programa de Combate à Pobreza Rural (Produzir), o Projeto de Conservação e Gestão Sustentável do Bioma Caatinga (Mata Branca) e o Projeto de Inclusão das Comunidades Remanescentes de Quilombos (Quilombolas).


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21