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Corrida, uma paixão…

Oi queridas leitoras, não sei se vocês sabem, mas sou uma corredora! Correr é uma paixão, meu vício.. Adoro! E recentemente comecei a participar de competições e descobrir que é melhor ainda. A corrida é o meu momento de extravasar, de esquecer os problemas e me concentrar… Concentrar no meu corpo, nos meus batimentos cardíacos, no meu sangue pulsando na veia, nas minhas pernas, no meu fôlego, em fim… Concentrar-me na preciosidade de estar viva.

E quando falo da corrida pra alguém, elas me questionam com várias perguntas, e resolvi esclarecer algumas delas aqui pra os que pretendem experimentar desse prazer. Pra início de conversa, quero deixar claro que com certeza correr é um dos exercícios aeróbicos mais simples de se praticar, não precisa de nenhum tipo de equipamento especial, pode ser feito em qualquer lugar, queima de 500-800 calorias por hora (depende do seu peso), previne doenças e ajuda a exercitar a mente. Parece muita coisa não? Mas você consegue tudo isso com uma boa corrida. Vamos então para as perguntas mais freqüentes:

Perde peso com a corrida?
Sem dúvida isso é possível, fato é que a corrida é um dos exercícios aeróbicos mais adequados para quem deseja queimar gordura. Por exemplo, se você pesa 70 kg em 1 hora de corrida você ira queimar em média 500 calorias.

A corrida deixa as pernas torneadas?
A musculatura da região é bem solicitada desde a panturrilha até a coxa. Você pode perceber uma melhora significativa nesses músculos com menos de 3 meses de corrida. 

Previne Doenças?

Há benefícios comprovados em relação à osteoporose, ao risco de doenças cardíacas, câncer de ovário ou de mama, distúrbios do sono e até mesmo a respeito do controle de disfunção erétil. Quem corre mantém o organismo ativo e não deixa que uma série de mecanismos metabólicos enferrugem. O corpo fica resistente aos ataques de agentes causadores de doenças, sejam eles internos ou externos.

Deixa os músculos a flor da pele?
Se você está cansando de fazer centenas de abdominais e não obter o resultado desejado eu tenho boas notícias para você, exercícios abdominais não costumam dar o resultado espero pelo simples fato de que a maioria das pessoas que os fazem, imaginam que estão queimando gordura da barriga, mas isso nunca acontece, na verdade os exercícios abdominais apenas tonificam os músculos da barriga, se você deseja realmente “trincar” seu abdômen nada melhor que unir com uma boa corrida, que queima muita gordura. Como começar?

Se você quer começar a correr eu recomendo que procure ajuda de um médico para que faça um teste ergométrico para certificar se está apto, e procurar um Profissional de Educação Física para que te oriente e monte um programa de treino seguro e eficaz. Em todo caso vou passar aqui um treino básico para iniciantes com duração de 1 mês. É só seguir e jogar duro!! Vamos lá!!

1º Mês:
Para começar, um plano intervalado que mescla corrida e caminhada. Assim você não cansa e vai se acostumando lentamente com o cooper. Veja:
Programa – Ande durante 5 minutos e depois corra por 1 minuto. Em seguida, ande 4 e corra 2. Continue diminuindo o tempo da caminhada e aumentando o do cooper até inverter a situação inicial e ficar 1 por 5.
Velocidade – Moderada.
Duração – 30 minutos.
Regularidade – 3 vezes por semana.

2º Mês:
Este treino é semelhante ao da semana anterior. A diferença é que, como sua resistência está melhor, você vai prolongar o período da atividade. Olhe:
Programa – Ande por 1 minuto e corra por 5, depois ande 2 e corra 4 e assim até andar por 5 e correr 1 minuto.
Velocidade – Moderada.
Duração – 1 hora
Regularidade – 3 vezes por semana.

3º Mês:
A partir daqui o programa passa a ser contínuo. Você não vai mais andar, só correr. Faça assim:
Dia 1 – Corra por 15 minutos.
Dia 2 – Corra 17 minutos.
Dia 3 – Corra 25 minutos.
Regularidade – 3 vezes por semana.

4º Mês:
U-hu! Você sobreviveu à corrida durante 3 meses  inteirinho! Para fechar com chave de ouro, repita o treino da 3º mês. Se tiver mais pique aumente 2 minutos a cada dia e finalize com 45 de caminhada.
Dia 1 – Corra por 15 (ou 17) minutos e ande por 45.
Dia 2 – Corra 17 (ou 19) minutos e ande 45.
Dia 3 – Corra 25 (ou 27) minutos e ande 45.
Regularidade – 3 vezes por semana.

Um beijo grande e quero encontro com vocês na avenida!!Lembre-se: O que diferencia o querer do fazer é a sua força de vontade!!

*Ana Paula Malacarne

  • Pós graduada em Moda e Design pela UVV,
  • Consultora de Moda, Imagem e Produtora de Moda pela Universidade Candido Mendes RJ,
  • Graduada em Marketing,
  • Especializada em Visual Merchandising pela Escola São Paulo.
  • www.closetdemadame.com.br

 

 

 


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