banner
publicidade
publicidade

CTO de Teixeira de Freitas Realiza

CTO de Teixeira de Freitas Realiza Mais de Vinte Mil Procedimentos no Primeiro Semestre do Ano

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas, através do Centro de Tratamento Ortopédico (CTO), realizou vinte e dois mil procedimentos no primeiro semestre do ano. A unidade do CTO é uma unidade de referencia no Extremo Sul da Bahia, em traumato-ortopedia e doenças do sistema músculo esquelético, através dos serviços oferecidos de Ortopedia, Reumatologia, Fisioterapia, Radiologia e Terapia Ocupacional.

Os números de procedimentos realizados mostram a grande importância que tem os serviços oferecidos pela a unidade, que é composta por um coordenador, oito médicos ortopedistas, nove fisioterapeutas, dois médicos reumatologista, uma terapeuta ocupacional, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, um radiologista, dois técnicos de radiologia, seis auxiliares administrativo, e duas ASG.

O coordenador da unidade Ederson Porcino chama atenção para os números que são assustadores em traumatologia (após cirurgia), que a maioria é decorrente de acidentes. E destaca: “Realizamos aproximadamente cinco mil atendimentos pós- cirúrgicos, nesse primeiro semestre, o numero de sessões de fisioterapia chegou á oito mil no mesmo período, atendemos ainda mais de duas mil consultas entre as nossas especializações, juntando todos os nossos procedimentos passaram de 22 mil, neste período”. Conclui o coordenador.

O secretario de saúde Eujácio Dantas, esclarece que só existe duas unidades de reabilitação em alta-complexidade de ortopedia na Bahia credenciada ao SUS, sendo uma na capital em Salvador, e a outra em Teixeira de Freitas, e que a nossa unidade atente todos os 21 municípios do Extremo Sul. E faz as seguintes colocações: “A unidade está passando por reestruturação, com mudanças no quadro funcional, adequações na estrutura física e ambiência, organização do fluxo de agendamento, para termos uma redução no tempo de espera no atendimento médico, baseando-se na política de humanização do SUS. Mas gostaria de colocar ainda que os recursos que são repassados tanto pelo o Governo Federal, quanto pela compactação dos municípios que atendemos, e que vale ressalvar, que tem uma demanda bastante considerável, não cobre as despesas da unidade, ficando assim um déficit, mês, acima de 50% da receita para o nosso município arcar”. Afirma o secretario.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21