banner
publicidade
publicidade

Curso de Operador de Máquina Florestal oferece 40 vagas em São Mateus

 

 

 Curso de Operador de Máquina Florestal oferece 40 vagas em São Mateus

 

Oferecido por meio do Pronatec, o curso é gratuito e tem carga horária de 220 horas. As inscrições podem ser feitas nesta quinta (26) e sexta-feira (27)

 

Qualificar trabalhadores para o setor florestal e criar oportunidades de emprego são os objetivos do curso de capacitação em Operação de Máquina Florestal, realizado por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do governo Federal em parceria com a Fibria. A capacitação será realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em São Mateus.

 

As inscrições podem ser feitas nesta quinta (26) e sexta-feira (27), das 13 às 17 horas, no Centro de Atendimento ao Trabalhador (CEAT), que funciona no prédio do Senai, no bairro Santo Antônio, em São Mateus. Para se inscrever é preciso ter ensino médio completo, não estar matriculado em outro curso Pronatec, levar CNH “B” (emitida há um ano, ou categoria superior) e documentos de identificação.

 

Os trabalhadores serão qualificados nos serviços relacionados à operação de máquina de colheita florestal. “A ideia é formar e preparar mão de obra local, valorizando pessoas das comunidades próximas às operações da empresa. Futuramente, poderão ser inseridas no mercado de trabalho”, observa Durval Nascimento Bento, analista de Desenvolvimento Operacional da Fibria.

 

Após se inscreverem, os candidatos passarão por um teste de habilidade nos dias 30 de junho, 1, 2 e 3 de julho. Com 40 vagas, o curso terá carga horária de 220 horas. Durante a capacitação, os aprendizes participarão de aulas com orientações sobre segurança, meio ambiente, técnica operacional com o Simulador Virtual Symlog Harvester, técnicas de processamento nos equipamentos harvester (que colhe o eucalipto), além de aprenderem noções básicas de hidráulica, elétrica e mecânica, explica Durval.

 

O curso terá duas turmas de 20 alunos por turno. Para o período matutino, as aulas começam dia 28 de julho e vão até 13 de outubro. A turma do período integral (aos sábados) vai começar dia 26 de julho e vai até o final de janeiro de 2015. Ao final da formação, os alunos receberão Certificado de Qualificação Profissional como Operador de Máquina Florestal Harvester, estando aptos ao mercado de trabalho do setor florestal.

 

 

Sobre a Fibria – Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,25 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), esta última onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis, a Fibria trabalha com uma base florestal própria de 970 mil hectares em áreas localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, dos quais 343 mil são destinados à conservação ambiental. A Fibria mantém cerca de 18.900 trabalhadores, entre empregados diretos e indiretos, e está presente em 254 municípios de sete Estados brasileiros.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21