banner
publicidade
publicidade

Custo Social da Violência na Bahia

CUSTO SOCIAL DA VIOLÊNCIA NA BAHIA É R$ 5,4 BILHÕES, OU 3% DO PIB

A taxa de vitimação violenta de jovens na Bahia atingiu 131, 2 por 100.000 jovens em 2010, a quarta pior taxa do país, abaixo apenas dos estados de Alagoas, Espirito Santo e Paraná.

O custo da vitimização violenta de jovens na Bahia atinge o montante de 3% do PIB estadual, um dos piores índices do país. O Custo Social da Violência Juvenil na Bahia seria de R$ 5,4 bilhões anuais, o quarto maior do país. O melhor desempenho é São Paulo, mas, ainda assim, o custo da violência neste estado atinge 1% do PIB.

A taxa de vitimação violenta inclui homicídio, homicídio por arma de fogo, suicídio e acidentes de tráfego. Se for considerada apenas a taxa referente a homicídio, a Bahia fica em 3o lugar, com 89,9 por cem mil jovens, abaixo apenas de Alagoas e Espirito Santo.

Todas as formas de violências analisadas  reduzem a expectativa de vida ao nascer dos baianos em quase 2 anos. A taxa de vitimacão de jovens por acidentes de trafego atinge 22,2 por cem mil, situando-se entre a mais baixas do país.

O números são do estudo Custo da Juventude Perdida no Brasil, dos pesquisadores Daniel Cerqueira e Rodrigo Moura  que foi apresentado na última nesta sexta-feira, , no Rio de Janeiro, durante o seminário Juventude e Risco: Perdas e Ganhos Sociais na Crista da População Jovem, promovido pelo Ipea e SAE, em parceria com o Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento Internacional (IDRC, Canadá) e o Centro de Estudios Distributivos Laborales y Sociales (Cedlas).


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21