banner
publicidade
publicidade

CUT define metas durante plenária sindical no extremo sul

CUT define metas durante plenária sindical no extremo sul

Dirigentes sindicais ligados à CUT (Central Única dos Trabalhadores) participaram nesta sexta-feira (14) no auditório do Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia (Sindibancários), da plenária regional da entidade, tendo como principal palestrante Messias Valle, secretário geral da executiva estadual CUTista e diretor da Escola de Formação Sindical, sediada em Recife (PE).

No debate, os temas centrais foram direcionados à conjuntura política e econômica nacional e estadual, a Agenda de Luta dos trabalhadores e as principais demandas para a organização sindical CUTista no extremo Sul baiano.

No complemento à citação de Messias Valle sobre as dificuldades encontradas pelos sindicalistas no exercício dos seus trabalhos, o coordenador geral do Sindibancários, Carlos Eduardo Coimbra, que é também dirigente regional da CUT, questionou a “perseguição” imposta à classe por segmentos opostos à militância sindical. “Enfrentamos várias barreiras, mas conseguimos levar em frente a nossa luta em defesa dos trabalhadores”, afirmou o dirigente.

Entretanto, os palestrantes defenderam maior organização e mais atuação por parte dos sindicalistas “para que tenhamos êxito nessas batalhas”.

Em relação à conjuntura política, os participantes da plenária criticaram o que chamam de tentativa de golpe contra a presidente Dilma Rousseff pela oposição e a atuação da mídia manipuladora que, de acordo com os dirigentes, tenta desestabilizar o governo. “Vamos nos unir e dizer ‘não’ ao golpe que eles querem impor à presidenta”, convocou Messias Valle.

No encontro foi deliberada a realização, no próximo dia 20, de atos no extremo sul, como parte da mobilização da classe trabalhadora em defesa da democracia, mais emprego e mais direitos, defesa da Petrobras, contra o plano de ajuste fiscal e o golpismo. As mobilizações deverão acontecer nas cidades de Eunápolis, Itamaraju, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

Foi discutida ainda a eleição de delegados sindicais CUTistas na região para participarem do 14º Congresso Estadual da CUT, que será realizado entre os dias 26, 27 e 28 deste mês, em Salvador, e para o 12º Congresso Nacional da CUT, entre 13 e 16 de outubro, em São Paulo. “A eleição desses delegados será concluída até o meado da semana que vem”, informou o secretário estadual da CUT.

Por Domingos Oliveira (CUT Extremo Sul)

 


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21