banner
publicidade
publicidade

DEAM comemora Dia Internacional da Mulher

A DEAM- Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Teixeira de Freitas, promoveu um Café da Manhã nesta segunda-feira, 10, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

bahianoticia20O Dia Internacional da Mulher, designado pelas Nações Unidas em 1977, reflete o espírito guerreiro e a determinação que cada mulher possui. O Dia Internacional das Mulheres foi “criado” em 1910, na Segunda Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, realizado em Copenhague, com o objetivo de recuperar a história de luta pelo direito da liberdade das mulheres, entre estes o direito ao voto, principal reivindicação da época. Após a decisão de haver um dia para se comemorar a conquista dos direitos das mulheres, as comemorações do Dia Internacional ocorreram em datas diferentes, entre os anos de 1911 e 1920.

bahianoticia28No delicioso Café da Manhã oferecido aos convidados, a delegada titular Kátia Guimarães, juntamente com a delegada adjunta, Andressa Carvalho, recepcionaram a todos, e falaram da importância desta data para a sociedade. Kátia Sielber destacou que é preciso dar novo significado à data.

bahianoticia“Resignificar o 8 de Março é trazer para a ordem do dia as reivindicações de lutas históricas que resultaram em conquistas em prol da liberdade das mulheres. É mostrar para sociedade, que muito já se conquistou, mas que temos muito a conquistar, principalmente, no que se refere à implantação de políticas públicas efetivas que combatam a violência contra as mulheres”, disse.

bahianoticia9Entre as presenças ilustres durante o Café da Manhã, estava o Comandante do 13 BPM, Ten.Cel. Paulo Silveira;  o coordenador regional da 8ª COORPIN, o delegado Marcos Vinícius, o magistrado Marcus Aurélius, o delegado Manoel Andreeta; Sérgio Santos, assessor da diretoria da empresa SCOPEL, parceira sempre presente nas ações e projetos da DEAM; além dos investigadores e investigadoras da regional, e funcionários da delegacia.

A primeira comemoração do Dia Internacional da Mulher foi celebrada em 8 de março de 1910,  em Copenhague, capital da Dinamarca, em uma conferência internacional feminina, onde assuntos de interesse das mulheres foram discutidos.

bahianoticia1No Brasil, durante o governo do presidente Getulio Vargas os direitos das mulheres começaram a tomar outro rumo. Com a reforma da Constituição em 1932, as mulheres brasileiras ganharam, em 24 de fevereiro do mesmo ano, os direitos trabalhistas como os dos homens, conquistaram o direito ao voto e a cargos políticos do Executivo e do Legislativo, depois de muitos anos de reivindicações e discussões.

Ainda em nosso país, há poucos anos, mais uma vitória conquistada com a Lei Maria da Penha, como resultado da grande luta pelos direitos da mulher, garantindo bons tratos dentro de suas casas e respeito por seus companheiros.

bahianoticia30“O dia 8 de março não é apenas marcado como uma data comemorativa mas um dia para se firmarem discussões que visem à diminuição do preconceito, onde são discutidos assuntos que tratam da importância do papel da mulher diante da sociedade, trazendo sua importância para uma vida mais justa em todo o mundo”, afirmou a delegada Andressa. VEJA A GALERIA DE FOTOS

Por Lúcio Andrade/ Jornalista/ MTb 4232


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21