banner
publicidade
publicidade

Deputado Temóteo Brito presta contas do seu mandato

Deputado Temóteo Brito presta contas do seu mandato

Entrevista com Deputado Timóteo Brito

1 – Jornal Alerta: Deputado o senhor foi eleito pelo PMDB, partido que fez oposição ao governo na última eleição. Depois filiou-se ao PSD um novo  partido da base aliada que é comandado pelo vice governador Otto Alencar (na Bahia). O que levou o senhor a mudar de partido?

Deputado: Eu fui eleito pelo PMDB, um partido que foi da base aliada do governador Jaques Wagner. O partido ajudou muito na eleição do primeiro mandato. Depois  o Geddel Vieira Lima, que na época era presidente do PMDB, rompeu com o governo. Depois surgiu esse novo partido o PSD que toda vida tive uma simpatia, que foi o partido do saudoso presidente Juscelino Kubitschek. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, criou esse partido e o vice-governador Otto Alencar assumiu a presidência em nosso estado. Otto que é meu amigo há mais de 30 anos, é um homem público que tem prestado relevantes serviços à Bahia. Quando foi secretario de saúde, nos ajudou muito. Baseado nesta amizade o vice-governador me convidou para ajudar na criação deste partido que também teve o apoio do Governador. Vi que nesse partido teria mais condições de ajudar não só Teixeira de Freitas, mas todo Extremo Sul e a Bahia. Eu por sinal fui um dos primeiros a ajudá-lo nessa empreitada. Levei mais dois deputados do PMBD comigo, os parlamentares: Alan Sanches e Ivana Bastos. Hoje somos o partido com o segundo maior número de cadeiras na casa, com um total de 12 deputados. Além disso, temos hoje 6 deputados federais na Bahia. A nível nacional o crescimento foi enorme, já somos hoje a terceira maior bancada com mais de 50 deputados federais, 3 senadores, 2 governadores, e 6 vice-governadores.O fato de me unir ao vice-governador que também ocupa a Secretaria de Infra-estrutura, foi bastante benéfico para a região, pois o partido tomou forma, ficou grande, isso nos ajuda na aprovação de projetos de desenvolvimento para a Bahia e principalmente para o Extremo Sul.

2 – Jornal Alerta: Faz um ano que o senhor assumiu o cargo de deputado estadual. Quais foram as suas ações durante esse período, como parlamentar?

Deputado: fiz varias ações; assumi a comissão de agricultura, aonde fiz um bom trabalho. Foi a comissão que mais atuou, das 34 reuniões todas deram fórum. Realizamos 31 reuniões em Salvador e 3 no interior, que transformamos em audiências públicas; a primeira realizada em Itabuna sobre cacau, outra em Irecê sobre o problema do feijão e da irrigação; e uma terceira que ocorreu em conceição do coité sobre o cizal. Foram três audiências de muito sucesso, em apenas uma estavam presentes 18 prefeitos, 2 diretores de banco e vários órgãos da CEPLAC. Isso é de extrema importância, pois nós estamos em um estado eminentemente agrícola, de culturas bastante diversificadas e uma área territorial muito grande. Como exemplo; na região oeste se produz soja; em Juazeiro e proximidades temos a fruticultura; o extremo sul, região que eu sempre falo que foi abençoada por Deus porque aqui nasceu a Bahia e o Brasil tudo que se planta produz, tem o maior rebanho bovino do estado, é a maior produtora de álcool, tem o maior plantio individual de café do mundo, existem outras plantações como o cacau, mamão, melancia, maracujá, abobora. Além disso temos a beleza das praias que fomentam o turismo. O nosso trabalho diante da comissão de agricultura foi muito elogiado. Nenhuma outra comissão obteve fórum em todas suas reuniões, mas nós sim. Levamos a discussão até o interior, com um grande número de deputados, algo difícil, por isso recebemos tantos elogios.

A nossa bandeira é procurar unir forças para fortalecer a região, com isso conseguimos trazer a Universidade Federal (Ufesba), uma conquista junto ao governo estadual. A presidente Dilma criou duas universidades para Bahia e o governador, atendendo também a nossa reivindicação, destinou um campus para Teixeira de Freitas, vamos lutar para transformar este campus em uma reitoria. Primeiro vamos lutar por mais cursos primeiro na área de saúde, em segundo Engenharia Civil. Estes dois são os mais reivindicados segundo pesquisa realizada entre universitários e alunos de segundo grau.

Conseguimos também a ampliação do aeroporto um sonho de nossos empresários, e da população. Um aeroporto que tenhas vôos para Salvador, BH e Vitória e de lá conexões com toda a parte do país e do mundo. Já foi concluída a instalação para a brigada contra incêndios, agora é atender as exigências da aeronáutica colocando tela em volto do aeroporto para evitar a entrada de pequenos animais. Depois dos acidentes aéreos ocorridos no Brasil, a aeronáutica é rígida e atenta a muitos detalhes, para que se possa instalar um terminal. Existe também o projeto de ampliação da estação de passageiro, dos parques de estacionamento de aeronave e carros. A sinalização da pista está praticamente pronta.

Recentemente assumi a comissão de direitos humanos e segurança pública, como também sou membro das comissões de agricultura, de saúde, e de infra-estrutura. Esta última já apresentei projetos, já coloquei 38 milhões do orçamento do Estado em beneficio de Teixeira de Freitas para ajudar no crescimento da cidade. Não quero saber se o prefeito é contra ou a favor quero ver o desenvolvimento da cidade. Fui eleito aqui, luto para o fortalecimento da região com muito amor e carinho. Eu dedico o meu mandato principalmente para ajudar o Extremo Sul, e Teixeira de Freitas

 

3 – Jornal Alerta: Voltando as questões no âmbito de Teixeira de Freitas, uma vez que senhor acaba de fazer o relato do que almeja para essa cidade. Como o senhor está vendo a atual administração do prefeito em Teixeira de Freitas?

Deputado: Eu sou suspeito para falar. Tenho procurado dar sugestões porque esse é o dever de todo cidadão e eu tenho o título de cidadão teixeirense. Fui prefeito em dois mandatos e é meu segundo mandato como deputado. Teixeira de Freitas é o centro de uma região importante, no entanto está abandonada, a coleta de lixo não existe. As ruas estão intransitáveis. O transito está caótico. A violência tomou conta da cidade, isso se deve principalmente a falta de empregos. Nós temos um pólo-industrial construído na época que fui prefeito e até hoje o atual prefeito não trouxe uma indústria para nossa cidade. O povo não quer esmola, quer trabalho. É dever do prefeito estruturar a cidade e trazer empresários para investir no município. Existem muitos recursos federais que deixaram de ser aplicados na cidade por falta de projetos da atual administração. É um prefeito inoperante, não sai de sua casa, não atende a classe empresarial, não atende o povo, não atende as lideranças. Não se administra uma cidade, que cresce a passos largos, ficando trancado dentro de casa cercado de bajuladores. Um prefeito tem que está em contacto com o povo para saber o que o povo pensa e quer, afinal o povo coloca, o povo tira.

Dizem que o prefeito não rouba, mas deixa roubar, o que é pior. Dizem que o prefeito tem conhecimento sobre política e administração, mas a maioria das suas contas foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do estado. Os conselheiros do Tribunal falam que as contas de Teixeira de Freitas quando são examinadas serve até de gozação, isso envergonha nossa cidade. Esta cidade não merece o prefeito que tem. Todavia hoje eu vejo o arrependimento do povo, através do carinho que me passam. O povo está na expectativa do fim do mandato deste prefeito que vai sair pela porta dos fundos, como sendo o pior prefeito da história do município.

4 – Jornal Alerta: Na sua visão, quais são os problemas de Teixeira de Freitas que precisam ser priorizados?

Deputado:São vários, eu começaria com um planejamento adequando a nossa realidade de acordo com o sentimento da população. Ninguém consegue governar mais sem está em sintonia com o desejo do povo. Como estou sempre em contacto com o povo eu vejo que o povo sofre com a falta de segurança, de emprego, de uma saúde mais eficiente, com uma educação melhor, com a falta de infra-estrutura.

A segurança, não é só dever do estado, o prefeito deve dar apoio aos órgãos de segurança. O cidadão de bem, a família teixeirense precisa de segurança, seja ela humilde ou não. Os pais querem ver seus filhos saírem de casa e saber que irão voltar, isso hoje não existe em nossa cidade. As drogas predominam em toda parte, mas não podemos cruzar os braços. A segurança preventiva é mais importante, e a prefeitura pode ajudar muito nisso. A área de esporte, lazer e cultura pode ser um meio de tirar esses meninos que ficam perambulando pelas ruas, procurando o que não guardou. Nós não temos aqui uma casa da cultura, quando se melhora o nível cultural das pessoas contribui para a diminuição da violência e das drogas.

Na área da saúde pública, temos que dar um forte apoio aos médicos e uma melhor remuneração para os funcionários. A saúde é prioridade para o ser humano, não se faz nada sem saúde. O hospital municipal não é suficiente para atender a cidade e a região, devemos lutar por um hospital de base.

Eu vejo na área da educação a revolta dos professores do município com essa administração, estão sempre promovendo greves. Devemos dar apoio as universidades particulares, mas também melhorar a Uneb trazendo novos cursos. É preciso ajudar os alunos sem condições. Eu tenho certeza que com essa nova Universidade Federal e com a revitalização do aeroporto, Teixeira será outra, irá mudar a história de nossa

Teixeira precisa urgentemente de um plano de desenvolvimento sustentável, e que não fique na gaveta, como acontece atualmente com o PDU – plano de desenvolvimento urbano. Teixeira hoje está inchando por falta de um planejamento adequado.

5 – Jornal Alerta: O seu nome saiu fortalecido nas últimas eleições e desponta nas pesquisas como favorito, isso é fato. O senhor confirma a sua possível candidatura a prefeitura de Teixeira de Freitas?

Deputado: Não confirmo, mesmo porque eu tenho um mandato que foi concedido pelo povo, principalmente pelo povo de Teixeira onde eu tive 65% dos meus votos, que chegou perto de 26 mil votos. No entanto o político deve seguir o desejo do povo, se este for o desejo do povo de Teixeira, depois que fizermos uma ampla consulta, colocarei o meu nome a disposição como pré-candidato para disputar a eleição. O que não me falta é vontade para lutar e brigar para ver Teixeira desenvolver, de forma mais humana e mais justa. Eu sonho ver Teixeira em pouco tempo, como a quarta cidade da Bahia em população, mas que seu povo tenha uma melhor qualidade de vida, para que isso aconteça é preciso que tenha um governante com disposição e coragem para buscar recursos quer seja na área estadual ou na federal. O que não pode é continuar acontecendo o que ocorre hoje em que vários recursos são devolvidos por mera incompetência do prefeito e da sua equipe de trabalho, como aconteceu com a verba para a macro-drenagem da área do Shopping, que estava liberada na Caixa Econômica Federal e foi devolvida porque não foi cumprida as exigências legais, isso é um absurdo, fico indignado com isso.

Quero concluir reafirmando que amo esta cidade acima de tudo, o meu maior desejo é ver Teixeira se transformar em uma metrópole em que cada ser humano que aqui vive possa se orgulhar da sua cidade.

 

 


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21