banner
publicidade
publicidade

Destaque Empresarial 2012- sua história

DESTAQUE EMPRESARIAL ANO 21

Aqui começa a história

 

Ao completar vinte e um anos de história, o Destaque Empresarial se projeta como o mais prestigiado e respeitado prêmio de reconhecimento público ao desempenho. Fiel aos princípios que foram delineados desde o primeiro, o Destaque Empresarial chega a sua maturidade contribuindo para destacar ainda mais a força e qualidade da comunidade empresarial de Teixeira de Freitas.

 Estamos em 1993. O Brasil prepara-se para a Copa de Futebol nos Estados Unidos. A economia vive os percalços das eras Sarney e Collor. O mundo vive o drama dos massacres na Europa Oriental. O ano é difícil, de ajustes. Aqui em Teixeira de Freitas, se reúnem três diretores, Tabajara Soares Marques da Aciatef, Fernando Viana do Sincomércio e José Carlos da Rocha da CDL para discutirem e encontrarem um denominador comum para uma antiga reivindicação da classe lojista.  Os empresários da cidade, cansados da abordagem de falsos institutos de pesquisa sempre presentes na cidade, vendendo diplomações sem critério e idoneidade, desafiam as entidades à criação de um prêmio local de desempenho, que seja rigoroso, confiável e imparcial. Surge o Destaque Empresarial.

 Tabajara Soares Marques, hoje na diretoria local da Sudic, disse que  muitos empresários estavam descontentes com a abordagem de muitos elementos vindos de várias regiões que ofereciam premiações que sabiam ser  desprovidas de qualquer critério. E então, ele se reuniu com as outras, ainda não havia o escritório local do Sebrae, hoje um grande parceiro, e discutiram o assunto.

 Segundo Tabajara, um dos trunfos da diplomação é cobrar uma taxa que cobre só as despesas, não existindo propósito arrecadatório. Muitas vezes, afirmou, os custos foram maiores que os recursos arrecadados, tendo que ser cobertos pelos parceiros. Outra prova incontestável da lisura do prêmio, é que a pessoa premiada, não querendo participar da cerimônia e cobrir seus custos, tem garantida a entrega em seu domicílio comercial do diploma, a custo zero. O diploma, por ser comprovação de eleição popular, é intransferível.  Desde a primeira pesquisa e festa de entrega, houve uma receptividade muito grande por parte do empresariado local, que aderiu à idéia com toda boa vontade, louvando-se aqui o espírito de cooperação e coesão do empresário local.  A primeira festa já foi um acontecimento e tanto.

 De início foi feita por empresas especializadas de outros estados, e que hoje é realizada com toda a competência pelo Sebrae, através do grande parceiro Gerente Regional Jorge Silveira Cunha.

 Fernando Viana, na época presidente do Sincomércio, foi o primeiro premiado a receber a diplomação. Ele esteve nas reuniões históricas de criação do Destaque e se lembra que o empresariado local aguardava o desfecho dela com muita expectativa, já que os “institutos” de pesquisa de várias regiões estavam sempre abaixando as asas sobre a cidade. Ele também foi sensível aos clamores para a criação de uma premiação local e aderiu a este projeto com todo o entusiasmo. Ele afirmou que não imaginava que o projeto ainda pequeno na época crescesse tanto, mas sabia, pelo conhecimento da força da economia local, que o Destaque alçaria grandes vôos.

 Fernando integra o grupo dos empresários que acredita que no Destaque Empresarial como um forte referencial para o lojista, por evidenciar a aprovação pública e o respeito da comunidade ao desempenho dos premiados.

 Opinião também defendida por José Carlos da Rocha, da Construtora Zé Carlos, que comemora a premiação nacional, feita por indicação de fornecedores de todo o país, como melhor casa de material de construção do interior da Bahia.

 José Carlos, presidente da CDL na época, e um dos criadores do Destaque, destacou a importância da diplomação, por ser altamente confiável, por impedir a evasão de recursos para outras praças, por ser criteriosa nos procedimentos e padrões e por ter encerrado com os vendedores de diplomas que infernizavam a cidade.

 Para ele, ganhar o Destaque é importante por mostrar a confiança e respeito do consumidor ao desempenho dos premiados, estimulando os detentores a continuar investindo na excelência de serviços e na modernidade.

 Para todos, promotores e agraciados, o Destaque Empresarial é sempre um acontecimento. Que se reveste de especial importância, por mostrar entre outras coisas que a comunidade  não está alheia  aos investimentos de cada um e  acompanha passo a passo a  ação dos que se preocupam em fazer diferença.

 Ao completar 21 anos de lançamento e de rica história, o Destaque Empresarial continua cumprindo o seu papel.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21