banner
publicidade
publicidade

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é lembrado em Teixeira de Freitas

Neuza Brizola/Bahiaextremosul.
 

 

 

 

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, (21), uma mobilização em favor da Pessoa com Deficiência. O evento começou em frente á Praça da Prefeitura e seguiu em passeata pelo Centro da cidade até a Praça da Bíblia, onde houve apresentação do Coral da Pestalozzi, oficina de Libras com a comunidade de deficientes auditivos e oficina de Braile para deficientes visuais, ministrada pela professora Olga do Centro de Referência da Educação Inclusiva.

 

O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.

 

No Brasil, segundo o IBGE, 14,5% da população tem algum tipo de deficiência (algo em torno de 24,5 milhões de pessoas). Os direitos dos deficientes estão garantidos na Constituição Federal de 1988.

 

A data de 21 de setembro foi instituída como o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, e o Dia Nacional do Surdo é comemorado em 26 de setembro. Para marcar as datas o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPED) e a Associação de Surdos de Teixeira de Freitas (ASTEF) promoveram atividades culturais para comemoração da data.

 

 

Participaram da mobilização, Pestalozzi, Centro de Habilitação Mãe Maria, Levanta-te, CREI, Núcleo de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação, Programa Educação Esperança, Autismo Teixeira, dentre outros.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21