banner
publicidade
publicidade

DILMA REÚNE-SE COM LULA PARA DISCUTIR REFORMA MINISTERIAL

DILMA REÚNE-SE COM LULA PARA DISCUTIR REFORMA MINISTERIAL

A presidente Dilma Rousseff tem um encontro previsto nesta segunda-feira com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio da Alvorada, para tratar de reforma ministerial e composição de palanques estaduais.

Segundo o jornal Valor Econômico,  o compromisso é mantido sob sigilo na agenda presidencial. A reunião tratará das substituições de ministros que deixarão os cargos nas próximas semanas para concorrer às eleições e a inclusão de partidos aliados que apoiarão a campanha para a reeleição de Dilma

Dilma se ausentará do país durante uma semana, a partir de quarta-feira, devendo efetivar as trocas em sua equipe ao retornar de seus compromissos internacionais. Além de enfrentar o anseio do PMDB por mais espaço na Esplanada dos Ministérios, ao mesmo tempo em que precisa acomodar novos aliados que ainda não detém cargos no primeiro escalão – como Pros e PTB, Dilma precisa buscar um entendimento dentro do próprio PT sobre os representantes do partido ao seu redor.

A cúpula do PT avalia, por exemplo, que caso o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, seja deslocado para a Casa Civil, o petista deverá afastar-se da coordenação da campanha para a reeleição de Dilma e concentrar-se no andamento do governo. Em outro cenário, Lula defende que o recém-filiado ao PMDB Josué Gomes da Silva assuma o Ministério do Desenvolvimento, atualmente sob o comando do petista Fernando Pimentel, nome do partido para concorrer ao governo em Minas Gerais.

A substituição de Alexandre Padilha no Ministério da Saúde é outro debate aguardado para hoje entre Dilma e Lula. O nome do secretário de Saúde de São Bernardo do Campo, Arthur Chioro, ganhou força na disputa por uma das pastas prioritárias do PT, após a consulta que Dilma fez, também na semana passada, a Luiz Marinho, a quem Chioro está subordinado.

que tentará emplacar o secretário estadual de Infraestrutura, Luis Fernando Silva. Dino deve deixar a presidência da Embratur, vinculada ao Ministério do Turismo, até o fim deste mês para dedicar-se à sua candidatura, o que pode incluir uma articulação política com PSDB e PSB.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21