banner
publicidade
publicidade

“É um dia histórico”, comemorou estudante sobre a realização do passe livre

“É um dia histórico”, comemorou estudante sobre a realização do passe livre

 

A tarde desta segunda-feira, 3 de fevereiro, já está registrada na história do município de Teixeira de Freitas como o marco de uma conquista histórica: o passe livre estudantil. As primeiras carteiras foram entregues aos estudantes e pais de alunos que fizeram cadastro no fim de 2013 e compareceram à Praça. Quase 500 benefícios já foram concedidos e, a partir desta terça-feira (04), novos cadastros estão sendo feitos na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social.

 A celebração da Prefeitura envolveu as Secretarias de Educação e Assistência Social e foi uma resposta positiva aos movimentos populares, sobretudo à juventude envolvida no “Vem Pra Rua”, mobilização que tomou as ruas do país e ganhou força no município em junho de 2013. Integrantes da mobilização, reunidos com gestores do município, ajudaram a delinear o projeto de lei que assegurou este direito aos estudantes teixeirenses. “Este é um dia histórico, fruto da nossa luta”, comemorou o estudante da Uneb e membro do Diretório Central dos Estudantes Vitor Amaral, que falou em nome da classe  estudantil.

 

Os secretários municipais de Assistência Social e Educação  falaram sobre a relevância social de assegurar este direito e sobre os critérios de credenciamento, que levam em consideração os registros no CadÚnico e a distância entre a residência e a instituição de ensino, entre outros. Em sua fala, o prefeito João Bosco Bittencourt relembrou outras lutas estudantis e a importância histórica da conquista: “eu sou do tempo em que as lutas estudantis eram pela meia passagem e hoje nós temos a honra de conceder o passe livre”, destacou ele ao mencionar a importância de se adotar critérios sólidos para o benefício, para “assegurar que ele vá a quem realmente precisa”, explicou o prefeito. O empresário Vitor Secatto, da Viação Santa Clara, também exaltou ação, a qual chamou de desenvolvimento social.

 Os estudantes Wanderson Soares da Rocha, do colégio Ruy Barbosa e Sarah Quemba Pinheiro da Uneb receberam suas carteiras publicamente, simbolizando todos os agraciados. Os estudantes das redes públicas municipal, estadual ou federal e ainda os universitários assistidos pelo Prouni, que tenham registro no CadÚnico, poderão requerer o Passe Livre estudantil na Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica na Avenida Getúlio Vargas, próximo a rotatória da Avenida das Nações.

O evento contou com a presença do prefeito João Bosco Bittencourt, do vice prefeito Gilberto do Sindicato, dos Secretários de Educação Ari Santos, de Assistência Social Antônio Jorge, de Comunicação Paulo Costa, de Habitação Erlita de Freitas, de Meio Ambiente Arnaldo Ribeiro, do Chefe de Gabinete Cláudio Guaraná, dos vereadores Adriano Souza, Juvenal Etelvina, Joanilton e Gilberto Leme, além da presença da imprensa e de membros de movimentos jovens e estudantis.

 

Departamento de Imprensa da Prefeitura de Teixeira de Freitas


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21