banner
publicidade
publicidade

ECONOMISTAS DISCUTEM RETOMADA DO CRESCIMENTO ECONÔMICO NO PAÍS


Elevar a eficiência da economia para promover a retomada do crescimento foi o tema central de um conjunto de palestras realizado ontem (6) no Insper, instituto de ensino e pesquisa que é referência em economia e negócios.

O evento marcou o lançamento oficial do site “Por quê? – Economês em Bom Português”, criado para simplificar o entendimento do mundo dos números e das finanças. Três palestras defenderam que, em paralelo ao ajuste das contas públicas, no curto e no longo prazos, o País precisa implementar uma terceira agenda, dedicada a promover o crescimento.

Na avaliação do economista José Alexandre Scheinkman, professor da Columbia University, nos Estados Unidos, um caminho certeiro é elevar a produtividade. Em outras palavras: fazer com que trabalhadores, empresas e governo no Brasil sejam capazes de produzir mais e melhor com o que já dispõem – ou até com menos.

A produtividade, na maioria dos setores no Brasil, não apenas estagnou, como até andou para trás. Na indústria de transformação e na construção civil, por exemplo, a produtividade piorou 1% ao ano, de 2000 a 2009. “Se não entendermos a produtividade, nada mais vai funcionar”, disse Scheinkman. Para recuperar o tempo perdido, ele indica algumas medidas, como aumentar a integração do Brasil à economia global, fomentar a competição e elevar investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

Outra vertente, de longo prazo, é aperfeiçoar a educação. “Precisamos descobrir porque não sabemos educar”, disse o economista Ricardo Paes de Barros, um dos mais respeitados estudiosos do tema, que tem feito pesquisas para identificar o que há de errado nas escolas e com os professores. As informações são do Estadão.


Comentários



radio
radio destaque
Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21