banner
as
publicidade
publicidade

Edital oferece bolsas para transformar ideia de negócio em startup

Edital oferece bolsas para transformar ideia de negócio em startup

No evento de lançamento do edital, o Sebrae apresentou estudo que mapeia ambiente de startups na Bahia

01/04/16 às 15:00 – Por: Danielle Cristine

Salvador – Os baianos que têm uma ideia inovadora de negócio, mas precisam de ajuda no seu desenvolvimento, têm até o dia 20 de maio para realizar inscrição no Edital de Apoio ao Desenvolvimento de Ideias, lançado nesta sexta-feira, 1ºl, em evento no Parque Tecnológico da Bahia. A seleção contemplará 15 projetos de alto teor tecnológico com bolsas de R$ 2 mil, por quatro meses, e capacitações para desenvolvimento das ideias. A iniciativa pioneira é da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Sebrae.

Em auditório lotado, empreendedores aproveitaram a oportunidade para conhecer mais sobre o estágio atual do ecossistema baiano de startups, com a apresentação de estudo realizado pelo Sebrae. Após mapear 127 startups em todo o estado, a instituição identificou cinco pilares de desenvolvimento: talento, densidade, cultura, capital e ambiente regulatório. Segundo o consultor do Sebrae, Leonardo Lacerda, responsável pela apresentação do estudo, a maioria das startups baianas está em fase de buscar a validação de seu modelo de negócio, ou seja, o mesmo perfil que o edital busca atender. Ele destacou ainda características comuns às startups baianas que devem ser mudadas, como a baixa diversidade nos times fundadores, que, em geral, são compostos por pessoas de uma mesma área de atuação.

Superintendente do Sebrae Bahia, Adhvan Furtado lembrou a popularidade de serviços inovadores, como os oferecidos pelo Uber e o Airbnb, e defendeu que o desenvolvimento do ecossistema é uma questão de sobrevivência, já que essa é uma nova realidade do mercado. “Ou também temos empresas inovadoras entrando nesse mercado, ou seremos engolidos. É importante que esse ambiente seja fomentado por todos”, explicou, destacando a necessidade de participação de diversos atores nesse processo.

Auxiliando os empreendedores neste momento de pré-incubação do negócio, o Sebrae participa do edital oferecendo uma Trilha de Capacitação com carga horária de 95h aos selecionados. Nas capacitações, serão abordados temas como marketing, custos e preços, e modelagem de negócio, entre outros necessários ao desenvolvimento das ideias dos empreendedores.

O edital e o estudo surgem como duas ações para melhor atender e fomentar o amadurecimento do ecossistema de startups do estado. Segundo Eduardo Almeida, diretor geral da Fapesb, é preciso dar continuidade a essa movimentação. “Esperamos que seja um marco para o desenvolvimento desse ambiente”. Sobre o apoio aos pequenos negócios, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Manoel Mendonça, destacou a agilidade do segmento. “O sistema mais dinâmico de todos é o das pequenas empresas, com as startups, que surgem tendo como meta fazer inovações revolucionárias”.

Edital de Apoio ao Desenvolvimento de Ideias

O edital foi apresentado pelo coordenador de apoio a Competitividade Empresarial da Fapesb, Alzir Mahl, que durante os quatro meses de vigência da bolsa atuará como orientador dos 15 empreendedores selecionados. As inscrições ficarão abertas de 1º de abril a 20 de maio, e os selecionados desenvolverão seus projetos de agosto a novembro de 2016, apresentando um workshop final em dezembro. O edital já pode ser conferido no site da instituição.

 

Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4558 / 3444-6811 / 99222-1612 / 98263-0835
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia


Comentários



Fale conosco
TEIXEIRA VERDADE
CNPJ:14.898.996/001-09
E-mail - teixeiraverdade@gmail.com
Tel: 73 8824-2333 / 9126-9868 PLUG21